quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Boticário e Natura lançam novas campanhas

Filmes estrearam durante intervalos do Fantástico neste domingo, 26
   
O Boticário lança campanha para o Dia Internacional da Mulher
Crédito: Divulgação

Por Mariana Barbosa

As marcas de cosméticos Natura e O Boticário lançaram suas novas campanhas no mesmo dia, 26 de fevereiro, durante os intervalos comerciais do Fantástico, na Rede Globo. Enquanto o filme de O Boticário divulga produtos a serem lançados no próximo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o da Natura fala sobre novidades em sua linha de cuidados para o corpo.

Dando continuidade à campanha já existente, intitulada “A vida é bonita. Mas pode ser linda”, criada pela AlmapBBDO, O Boticário divulga a série Fashion Collection, inspirada nas capitais mundiais da moda (Paris, Milão, Nova York, Londres, Tóquio e São Paulo) e formada pela fragrância Linda Fashion, por esmaltes e itens de maquiagem Make B., desenvolvidos em parceria com o make up artist Fernando Torquatto. “Além de ser uma homenagem às mulheres vibrantes e com atitude, que querem sempre mais, a campanha é um manifesto da transformação do bonito em lindo tendo O Boticário como o agente deste movimento”, afirma Ana Paula Ferrell, diretora de comunicação e branding de O Boticário.
Natura divulga novos produtos da linha Tododia
Crédito: Divulgação

Criada pela Taterka, a campanha Natura Tododia Amora e Amêndoas apresenta novos produtos, como hidratantes iluminadores e de banho. “A campanha explora o despertar de sensações que a linha Natura Tododia proporciona, valorizando a rotina da mulher”, frisa Eduardo Simon, sócio e diretor de operações da Taterka.

Publicada no Meio & Mensagem de 27 fev. 2012.

Pedigree lança rótulos comemorativos nas latas

Embalagem exclusiva traz cães participantes do programa estampados nos produtos da linha Carne e Frango Júnior e Adulto
 
Lata de Pedigree
Marca já doou R$ 1 milhão para ONGs parceiras
Rio de Janeiro - A Pedigree comemora três anos do projeto “Adotar é tudo de bom” no Brasil com o lançamento de latas em edição especial. Os rótulos dos produtos são estampados com cães Sem Raça Definida (SRD) para adoção, além de informações sobre o programa.

As linhas Lata Carne e Frango Júnior e Adulto estão disponíveis em supermercados de todo o Brasil com os filhotes Maia e Pretinha.

Com a iniciativa, a Pedigree pretende encorajar os consumidores a considerar a adoção e a visitar abrigos e organizações de proteção ao animal. A marca já concedeu um lar para 25.625 cães e doou R$ 1 milhão para parceiros do programa durante o período.

Atualmente, o projeto apoia 36 ONGs em 12 estados e conta com seminários de capacitação, além de ações para mobilizar a população.

Publicado por Letícia Alasse do Mundo do Marketing, copiado de Exame em 29 fev. 2012.

Nova Schin brinca com invisibilidade

Campanha dá continuidade a comunicação da marca pós-carnaval
   

Amigos brincam com o fato de serem invisíveis
A Leo Burnett Tailor Made dá sequência à campanha de verão de Nova Schin com o filme “Invisível”, em que cinco amigos se imaginam como homens invisíveis após uma ver duas garotas entrando no mar. No entanto, eles são traídos pelas latinhas, que denunciam sua presença. Em outras situações, eles atrapalham um jogo de frescobol e invadem um banheiro feminino. O sonho acaba quando um deles tenta paquerar uma mulher, mas é ignorado. Os amigos então o chamam de invisível.

A peça produzida pela Delicatessen Filmes, mantém a assinatura “Cerveja com ÃO é cervejÃO”. Com criação de PH Gomes e Thiago Valadão. A direção de cena é de Gustavo Leme.



Publicado em 27 fev. 2012, por Meio & Mensagem.

Tendências da Globalshop 2012

Evento chega à 20ª edição e traz na pauta, entre outros temas, consumer insights, novos recursos e ideias para PDV, visual merchandising e branding

    
Las Vegas é a capital mundial do entretenimento adulto. Uma mistura de Hollywood com Disney, que oferece diversão para todos os públicos e gostos. Apesar de ter recebido aproximadamente 40 milhões de turistas no ano passado, Las Vegas continua com um dos maiores índices de desemprego dos Estados Unidos. O que notamos é que os turistas estão gastando menos. Não vemos tanto movimento nas lojas, como acontecia há alguns anos. E, nos cassinos, o movimento também é um pouco menor, com gastos moderados.

É nesse cenário que acontece, entre a quarta-feira 29 e a sexta-feira 02, a Globalshop 2012, o maior evento anual de comunicação de marketing e design para o varejo. A feira reúne mais de 600 expositores que se dividem em seis pavilhões, no Sands Expo and Convention Center.

O evento apresenta novos recursos e ideias para as áreas de arquitetura comercial, visual merchandising, displays, materiais de PDV, além de soluções para o gerenciamento de instalações e manutenção preventiva de lojas, digital store e marketing de serviços para o varejo em geral.
O evento é uma oportunidade de troca de conhecimento e networking; caravana organizada pela Popai Brasil conta com 31 representantes   
Crédito: Globalshop/ divulgação
Durante o evento, escreverei sobre os principais temas e novidades apresentados na exposição e no ciclo de palestras com renomados especialistas em comunicação de marketing para o varejo.

A Globalshop neste ano chega à 20ª edição. A organização ressalta que a programação inclui temas como shopper marketing e consumer insights, visual merchandising e branding. Neste ano, haverá ainda um showcase chamado de Design Inspiration.

Além das palestras e exposição, a Globalshop apresenta também o OMA – Outstanding Merchandising Achievemente Awards, o maior prêmio de merchandising do mundo, a versão americana do prêmio Popai Brasil, que destaca, com os índios de ouro, prata e bronze, 28 categorias dos mais eficazes e originais displays utilizados no varejo.

Para a edição 2012 da Globalshop, o Popai Brasil organizou a caravana internacional Popai, que conta com 31 participantes da indústria, do varejo,de agências de promoção e merchandising. Além da visita à feira e do contato com os palestrantes, os integrantes da caravana são recebidos por executivos de grandes varejistas como Best Buy, Target, Harley Davidson, M&M e Whole Foods, que apresentam os bastidores do varejo americano em visitas técnicas guiadas por essas empresas, entre outras cadeias de varejo.

A Globalshop é uma oportunidade enriquecedora de troca de conhecimento e networking, onde é possível avaliar novas soluções para o marketing no varejo e capacitar empresários e executivos brasileiros para aplicação das tendências e ideias vistas nesse grande encontro.

Publicado por Romano Pansera (*), no Meio & Mensagem, em 28 fev. 2012.

 
* Romano Pansera é presidente do Popai Brasil. Ele escreve como colaborador para o Meio & Mensagem.

Banco do Brasil faz sua primeira ação no exterior


Gisele Bündchen representa o País lá fora, assim como o Banco do Brasil

Campanha é protagonizada por Gisele Bündchen e tem criação da Master Propaganda
      
A Master Comunicação é a responsável pela nova campanha do Banco do Brasil, que visa posicionar a instituição bancária no exterior. O filme é protagonizado por Gisele Bündchen e poderá ser visto, neste momento, apenas em outros países.
De acordo com Saulo Angelo, diretor de criação da Master, ao escolher a modelo como protagonista, o objetivo é fazer uma analogia entre Gisele, que é uma personalidade famosa mundialmente, e o banco, que representa o país no exterior. “Ela é uma legítima representante brasileira neste momento, talvez a que esteja mais em voga atualmente e é assim que queremos que as pessoas enxerguem o Banco do Brasil”, explica.
Esta é a primeira campanha que o BB faz no exterior. Gisele assinou contrato com a instituição bancária apenas para esta campanha, porém não está descartada a participação dela em futuras ações publicitárias para a marca.

O filme está sendo veiculado nos Estados Unidos nos canais CNN, CNBC, Bloomberg. Em todos os países da Europa na Bloomberg, CNBC, Euronews e BBC; e na Ásia, no canal Bloomberg. Os anúncios de mídia impressa estão nas revistas The Economist, CNBC, Bloomberg, Euromoney, AsiaMoney, Latin Trade, Latin Finance, The Banker, Barron’s, Institutional Investor, Trade Finance, Global Finance, entre outras. E ainda no jornal Daily Telegraph na Inglaterra. No Urugai estão sendo lançados painéis e peças de mobiliário urbano, na cidade de Montevidéu.
O banco está presente em 23 países, com 48 unidades voltadas a diferentes perfis de clientes e mercados. Recentemente comprou o Banco da Patagônia na Argentina e vai passar a operar no país com essa bandeira.
A direção de criação é de Saulo Angelo e Victor Afonso. Com produção da Conspiração Filmes e direção de cena de Andrucha Waddington. A produção de som é da Jamute.



Publicado por: Beatriz Almodova Lorente, no Meio & Mensagem, em 28 Fev. 2012.

Após sucesso, Nissan lança novo comercial com 'pôneis malditos'


Para aproveitar o sucesso que a campanha da Frontier conseguiu no ano passado, a Nissan criou um novo comercial para a linha 2013 da picape com os famosos "pôneis malditos".

Desta vez, a campanha, criado pela Lew'Lara\TBWA, mostra vários pôneis cantarolando uma música inspirada na "Cavalgada das Valquírias", do compositor Richard Wagner.

"Embora os pôneis apareçam em ambiente e situação típicos de batalha épica, com direito à trilha embalada pelo ritmo da "Cavalgada das Valquírias", eles continuam a esbanjar graciosidade", afirma a empresa, em nota.

Os pôneis atacam com flechas em formato de coração, que resultam em uma explosão de purpurina sobre o motorista da picape atolada. "Voltamos com a campanha dos pôneis, o comercial brasileiro mais visto na internet no ano passado, que reforçará ainda mais os diferenciais e novidades da versão 2013", disse Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil.

"Os Pôneis Malditos foram o grande sucesso de 2011. E, como todo sucesso, merecem continuação: Pôneis Malditos 2", disse Manir Fadel, vice-presidente de Criação da Lew'Lara\TBWA.

O filme tem 30 segundos, mas depois o internauta é instigado a "não clicar" em um ícone que o direciona a uma "hipnose", onde um pônei com feições diabólicas afirma que, por ter desobedecido a ordem, o internauta ficará para sempre com a música "Pônei maldito" na cabeça.


Reportagem publicada por Folha.com, em 24 fev. 2012.

Conar deve julgar suposto racismo em anúncio de azeite Gallo

O Conar, conselho que regulamenta a publicidade, deve julgar em breve representação contra um anúncio do azeite Gallo acusado de supostamente incorrer em racismo, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quarta-feira.

A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A peça, que promovia nova embalagem do produto, dizia: "O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança".

A AlmapBBDO, responsável pela campanha, diz que só comentará quando o caso for a julgamento pelo Conar.

Anúncio polêmico do azeite Gallo; primeira peça diz "O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança". A segunda peça afirma que o vidro escuro protege do sol
Anúncio polêmico do azeite Gallo; primeira peça diz "O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança"
Leia mais na edição da Folha desta quarta-feira, publicado em 29 fev 2012, em Folha.com.

Negócios online igualam empresas na hora de atrair clientes

Marketing online iguala empresas grandes e pequenasCom a rede mundial de computadores – world wide web (www), na sigla em inglês; grandes e pequenas empresas ficaram muito parecidas quando o assunto é atrair o cliente. A diferença não é mais o poder econômico do marketing, mas o poder de agilidade, criatividade e capacidade de conexão com o público-alvo, acredita o consultor em marketing do Sebrae em São Paulo, Marcelo Sinelli.

Dados da pesquisa Monitor Evolution, do Ibope, mostram que o crescimento da receita da internet foi de 71%, com R$ 3,1 bilhões em 2010 e R$ 5,4 bilhões, no ano passado. A participação da mídia virtual no bolo publicitário saiu de 4% para 6%, no período. O gasto total com publicidade em todas as mídias foi de R$ 88,3 bilhões, em 2011.

Para Leandro Kenski, diretor executivo da Media Factory, agência especializada em marketing digital, a vantagem competitiva que a rede mundial oferece supera todos os investimentos. “Com certeza, a empresa que não estiver conectada a algum site, blog ou rede social perderá mercado em um futuro próximo. Nos Estados Unidos, a mídia online já pegou uma grande parte da fatia de todo o mercado publicitário. No Brasil, nos próximos anos, muito da mídia local migrará para a internet”, profetiza.

Kenski avalia que as pequenas empresas, muitas vezes excluídas do mercado publicitário tradicional, têm a grande chance de aumentar o bolo de participação nas mídias digitais. “Hoje o sistema de e-mail marketing é uma ferramenta simples, barata e uma forma inteligente de atrair o cliente. Uma tecnologia que não necessita de grande conhecimento e tem sua eficácia comprovada”, afirma.

Redes sociais são um terreno fértil para o marketing digital

Outra ferramenta disponível na internet para publicidade e marketing são as redes sociais. O Brasil, segundo o site especializado IDG Now!, fechou 2011 como o quarto país em número de usuários ativos no Facebook, além de ter registrado o maior crescimento no período, cerca de 300%, passando de 8,8 milhões para 35 milhões de usuários.

Para Sinelli, do Sebrae, as redes sociais – Facebook, Twitter, Foursquare, Linkedin,Youtube entre outros – podem ser uma porta de entrada para quem quer uma publicidade praticamente gratuita e com grande efeito viral. Mas as empresas precisam ficar atentas à agilidade de atendimento. “É um ótimo canal de comunicação, mas é preciso dispor diariamente de um tempo para responder aos usuários e ter o que chamamos no marketing de good will, ou boa vontade, que cria uma imagem de receptividade da empresa às críticas e sugestões. Toda a empresa tem um dia de bola fora. É preciso apenas corrigir o erro e explicar ao usuário o que aconteceu”, diz o especialista do Sebrae.
 
Publicado por Empreendedor On Line, copiado no dia 29 fev. 2012.

Eleições municipais aquecem o setor de marketing eleitoral

As eleições municipais acontecem em outubro e já movimentam o mercado de marketing político eleitoral. “A atuação de um consultor político vai além da época das eleições”, afirma Carlos Manhanelli, consultor e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop).

Manhanelli explica que um profissional com experiência em marketing político eleitoral pode trabalhar com políticos que já tenham mandatos e também como consultor institucional, fortalecendo as siglas de partidos políticos.

Por isso, para fazer carreira nessa área é preciso ter uma formação multidisciplinar. “Para pensar em uma campanha eleitoral, por exemplo, é preciso entender de tudo que diz respeito a uma campanha: marketing, televisão, gráfica a ciência política e estatísticas”, diz.

A profissão exige conhecimento de outras áreas, como legislação eleitoral, necessário para orientar melhor advogados que trabalham durante a campanha.

O recomendável é que o profissional tenha uma formação superior em comunicação (propaganda e marketing ou jornalismo) e se especialize. No Brasil, há cursos de pós-graduação em marketing político na USP e na Mackenzie. No exterior, a Universidade de Salamanca, na Espanha, é uma das que oferecem programas nesta área.

Com a chegada das eleições à Internet, é possível também encontrar cursos específicos para a área do marketing político digital como o oferecido pela equipe do Curso de E-commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital que oferece o Curso de Marketing Político Digital nas versões presencial e também online.

Manhanelli afirma que a proatividade é essencial para quem quer seguir carreira na área. “Um bom consultor é aquele que você liga e tem a solução que você precisa”, explica.
 
O site Eleitor Digital, especializado em marketing político digital, vem registrando um crescimento crescente em números de acessos o que confirma o aquecimento do setor, pois através das pesquisas feitas em ferramentas de busca é possível medir a temperatura do mercado.
 
A remuneração durante as eleições pode equivaler aos ganhos de um ano inteiro, mas o salário de um consultor de marketing político depende de sua experiência e do quanto é especialista.

Em ano de eleições, o segmento de marketing político promete bons ganhos, seja na venda de serviços de consultoria ou suprimentos para campanhas.

Fonte: Portal Exame. Publicado em Empreendedor On Line, copiado no dia 29 fev. 2012.