quarta-feira, 9 de maio de 2012

Chega de flagras: Citroën lança DS3 no dia 21

Publicada em 08 mai. 2012. Uol Carros, blog da Redação.

Coletanea de flagras do Citröen DS3: chegou a hora da verdade

A Citröen finalmente anunciou a data oficial de lançamento do DS3, o menor carro da gama premium da marca. Será nos dias 21 e 22 deste mes, em São Paulo. Para dar um toque de sofisticação ao evento, ele terá como base um hotel de luxo da capital paulista - não diremos qual para evitar tumultos ao estilo "galinhada na virada"...

Brincadeiras à parte, a fabricante francesa esperou até maio para começar seu ano de 2012, e decidiu fazê-lo com um carro caro, que deve custar bem acima de R$ 80 mil e busca competir com modelos de imagem já estabelecidos no Brasil, como Mini Cooper e mesmo Fiat 500 mais equipado.

Até esta terça-feira (8), o DS3 foi um dos segredos mais flagrados pelos nossos leitores. A montagem (foto) reúne fotos dos internautas Luiz Pasquini, José Rui, Marcelo Khadour Bernaba Jorge e Ricardo Goulart.

Enquanto isso, continuamos esperando a chegada da nova geração do C3 propriamente dito - obviamente, este é o carro capaz de dar volume de vendas à Citroën no Brasil, algo importante para quem, ao lado da irmã siamesa Peugeot, não vive exatamente um momento de glória financeira.

Enfim, discutir a Citroën hoje em dia é repetir as letras DS, DS, DS ad infinitum. Só se fala isso na montadora, que acaba de apresentar o conceito DS9, embrião de ao menos tres variações - uma delas um SUV. Muito bom, mas tanto o novo C3 como o C4 hatch reformado (mais elegante que o nosso) já poderiam estar por aqui há tempos.

(Blog da Redação. chega de flagras: Citroën lança DS3 no dia 21. UOL Carros. Disponível em: http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2012/05/08/chega-de-flagras-citroen-lanca-ds3-no-dia-21/ Acesso em 09 mai. 2012)

Chevrolet Enjoy, futuro anti-EcoSport, surge em 1º flagrante nacional

Publicado por Claudio Luis de Souza, do UOL, em São Paulo (SP)

Chevrolet Enjoy surge em rua de Serra Negra (SP): "mini-captiva" vai encarar EcoSport e Duster

O SUV compacto da chevrolet, que deve se chamar Enjoy, já começa a ser testado - ainda bem discretamente - em vias públicas do Brasil. Um protótipo, fortemente camuflado, foi avistado e fotografado em Serra Negra, interior de São Paulo, pelo autoentusiasta Júnior Almeida, que responde pelo blog Esporte Automotor.

Como é frequente com descobertas importantes, a de Almeida aconteceu meio por acaso. Depois de uma caça malsucedida às novidades da Honda (Civic, Fit e City, todos flagrados para UOL Carros por outros internautas), ele acabou topando com o Enjoy camuflado nas ruas da famosa cidade-estancia - na ocasião, almeida ia "visitar" seu Fusca 68, que passava por reforma em uma oficina local.

As fotos do Enjoy, também reproduzidas na Car and Driver (que publica uma competente projeção do modelo, anterior aos flagras), revelam o indubitável parentesco do SUV com o Captiva, mas também - segundo Almeida - o alinhamento com a nova gama de pequeno e médio portes da Chevrolet, nomeadamente o Sonic.

A semelhança principal pode estar sob o capô: o Enjoy deve oferecer no Brasil um propulsor 1.6 igual ao que virá no sonic e ainda o 1.8 Ecotec (igual ao Cruze), ambos bicombustíveis. "O que me deixou surpreendido foi o ronco do motor", narra Almeida. Para ele, o protótipo que fotografou em Serra Negra era 1,8 litro.

O Chevrolet Enjoy dispensa o estepe na porta traseira, assinatura de estilo do EcoSport

Nos Estados Unidos, o Buick Encore, espelho americano do emergente Enjoy, é animado por um motor 1.4 turbo; já o Sonic tem opções 1.4 turbo e aspirado, além do 1.8. Com o hatch situado acima do Agile e abaixo do Cruze, e o sedã acima do futuro Ônix e embolado com o Cobalt (mais luxuoso, mas menor), o compacto precisava de um motor explicitamente maior. Daí o 1.6, que lhe dá a vantagem psicológica de 0,2 litro...

No Brasil, o Enjoy terá a obrigação de partir para cima do Novo Ford EcoSport e ainda se ocupar do Renault Duster, os principais jipinhos urbanos do mercado brasileiro. As fotos de Júnior Almeida deixam claro que não haverá estepe na porta traseira (o novo Eco terá; o Duster não quis). "A Ford que se cuide, pois o Enjoy será, a meu gosto, muito mais robusto que seu concorrente baiano", frisa Almeida.

E quanto vai custar? O Sonic LTZ, completo, chegará por R$ 60 mil (atenção: o lançamento oficial é no final deste mes). Por ele se pode ter uma ideia de quanto valerá uma versão intermediária do Enjoy. A mais barata deve ficar muito perto de R$ 50 mil. A mais cara, próximo dos R$ 70 mil.

A assessoria da GM não se pronuncia a respeito dos flagrantes. Se não fala nem mesmo sobre a minivan Spin, já fotografada dezenas de vezes, que dirá do Enjoy. O jeito é aguardar - talvez até outubro, no salão de São Paulo.

(SOUZA, Claudio Luis de. Chevrolet Enjoy, futuro anti EcoSport, surge em 1º flagrante nacional. UOL Carros. Publicado em 09 mai. 2012. Disponível em: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/05/09/chevrolet-enjoy-aparece-em-primeiro-flagrante-nacional.jhtm Acesso em 09 mai. 2012)