quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Filme de varejo da Ford ressalta inovação

Peça da JWT adota edição ágil mostrar diferenciais de veículos em anúncio de varejo para os modelos Edge, Focus e Fusion

Publicado na Meio & Mensagem por Eduardo Duarte Zanelato (15 de Agosto de 2012 • 15:20)

O novo comercial de varejo da JWT para a Ford (assista abaixo) tem uma edição rápida aliada a uma locução que ressalta as inovações propostas pelos engenheiros da companhia. Para tanto, traça um paralelo entre a rotina dos consumidores de três carros (Edge, Focus e Fusion) e a de um engenheiro da Ford.
Os três diferenciais ressaltados são o sistema de acionamento de motor por um botão (sem uso de chave); o Power Liftgate, mecanismo que abre e fecha o porta-malas automaticamente; Blis, um sensor que compensa os pontos cegos dos retrovisores; e Sync Media System, sistema multimídia com acesso a GPS e serviço de som, entre outros. Após exibi-las, o locutor afirma que “Para a Ford, só é inovação quando você pode ter”.
Criação de Fábio Brandão, com direção de Ricardo John e Roberto Fernandez. O filme é da Sentimental Filme, com direção da dupla Dois e de Vellas. A finalização é da Clan VFX e da Sentimental.

Top of Mind Pesquisa aponta as marcas mais lembradas em SC

Kiarroz, Tirol, Drogaria Catarinense, Unimed e Angeloni mantêm a hegemonia há 10 anos
Publicado em 14/08/2012 14:43:00 por Laís Brandes no Noticenter


Empresas vencedoras receberam o prêmio no Centro de Eventos do Sistema Fiesc, em Florianópolis
(Foto: Fernando Willadino)
“O que lhe vem à cabeça quando se fala em...?”. Esta é a pergunta básica feita a consumidores para a pesquisa sobre a lembrança espontânea de marcas de determinados produtos ou serviços, o Top of Mind. Em Santa Catarina, o estudo, que chegou à sua 18ª edição, é realizado pelo jornal A Notícia, do Grupo RBS, e o Instituto Mapa.
A pesquisa tem como objetivo identificar quais marcas, entre várias categorias, estão mais fixadas na mente dos consumidores, avaliando o grau de popularidade e prestígio junto à população. Foram ouvidos mais de mil consumidores das classes A, B, C e D de 25 cidades catarinenses com maior potencial de consumo, em seis mesorregiões.
- Baixe planilha com os vencedores do Top of Mind nos últimos 13 anos (link do site)
Os entrevistados apontaram a marca mais lembrada em 25 segmentos, além de indicarem o time de futebol de destaque e o político mais notado do Estado. As empresas vencedoras receberam o prêmio no centro de eventos do Sistema Fiesc, em Florianópolis, em cerimônia realizada no dia 1º de agosto.
Em determinadas categorias, ano após ano, a resposta é sempre a mesma: Kiarroz Fumacense, Tirol, Drogaria Catarinense, Unimed e Angeloni são exemplos de marcas campeãs em suas categorias há pelo menos 10 anos. E em 2012 não foi diferente. As empresas foram as mais lembradas nas categorias Arroz, Leite, Farmácia, Plano de Saúde e Supermercado, respectivamente.
Pesquisa ouve empresários
Em 2012, a grande novidade da pesquisa foi o Top Executivo, que premiou as marcas mais lembradas na opinião dos diretores de empresas. Esta é a primeira edição em que executivos participaram da pesquisa, que ouviu 150 representantes das principais forças econômicas na indústria, comércio e serviços do Estado. Os diretores apontaram nomes em 18 áreas.
Marcas que já vinham conquistado prêmios na pesquisa tradicional foram eleitas, também, no Top Executivo. É o caso da Havan, vencedora na categoria Loja de Departamentos, do Top of Mind, e na categoria Grande Empresa do Comércio, do Top Executivo.
Malwee, Tim e Unimed, também foram premiadas nas duas pesquisas. Já a Weg, de Jaraguá do Sul, foi destaque do Top Executivo em três categorias: Grande Empresa da Indústria, Empresa Destaque em Inovação e Empresa Referência em Gestão, seguida pela Brasil Foods, premiada nas categorias Grande Empresa de Agronegócio e Empresa Destaque em Exportação.

Categorias
A edição de 2012 ainda apresentou algumas alterações quanto às categorias. Novas foram criadas e outras, excluídas. Esse tipo de modificação costuma acontecer todos os anos no Top of Mind. As novidades da 18ª edição do prêmio são Transporte Rodoviário de Passageiros, com a Auto Viação Catarinense sendo a campeã; Grande Empresa Catarinense, troféu conquistado pela Sadia; e Grande Empresa Pública, com a Celesc conquistando a premiação.
A categoria Pisos e Revestimentos, que não foi avaliada na última edição, voltou a constar na lista. As campeãs, por empate técnico, foram a Eliane, que já vinha conquistando os prêmios em edições anteriores, e a Portobello, que entrou na classificação pela primeira vez. Lojas de Materiais de Construção também voltou a fazer parte da pesquisa, com empate técnico entre Cassol e Casas da Água.
Já a categoria Roupa de Grife foi segmentada em outras três: Roupa de Grife aAulto, com troféu para a Hering; Roupa de Grife Infantil, em que a Lilica Ripilica foi a grande campeã; e Roupa de Cama, Mesa e Banho, sendo a Teka a marca mais lembrada.
Outras categorias, que constavam no Top of Mind, foram analisadas apenas no Top Executivo, como Hospital e Clínica Médica de Referência (Hospital Santa Catarina e Unimed), Grande Empresa do Agronegócio (Brasil Foods), Empresa Destaque em Tecnologia e Informática (Intelbras e Senior), Grande Empresa da Indústria (Weg) e Grande Empresa do Comércio (Havan).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Neymar: a maior fonte dos anunciantes?

Bom dia, pessoal!!

Estudamos sobre as fontes utilizadas pelas empresas para anunciar seus produtos, o "garoto" Neymar! ele representa várias marcas reconhecidas no mercado, como no mais novo filme da Volkswagen, leiam a reportagem da Meio e Mensagem, publicada em 25 de julho:

Volkswagen destaca sua marca com O Cara

Montadora lança primeira campanha que tem como protagonista o jogador Neymar

    Contrato de Neymar como embaixador vai até 2016
Contrato de Neymar como embaixador vai até 2016

Poucos meses depois de anunciar o jogador Neymar como embaixador da marca, a Volkswagen estreia a primeira campanha institucional protagonizada pelo craque. Criado pela AlmapBBDO, o roteiro tem o objetivo de ressaltar que assim como algumas pessoas são motivo de orgulho “O Cara”, certas marcas também podem se orgulhar de ser “O Carro”. Nas cenas heróis como Mahatma Gandhi e Ayrton Senna se destacam por terem feito a diferença em momentos importantes. Neymar também é um deles. Além disso, carros icônicos da Volkswagen como o Fusca e a primeira versão do Gol são usados para mostrar como a marca evoluiu ao longo do tempo. O filme começa a ser veiculado nesta quarta-feira 25, e terá versões de 60 e 30 segundos. A produção é da Cine, com direção de cena de Clovis Mello.

A mensagem da Volkswagen vem em um momento importante da montadora no Brasil. A empresa mantém a vice-liderança do mercado de automóveis, atrás da Fiat, montou uma estratégia de crescimento equilibrado com planos de investir mais de R$ 8,7 bilhões no País até 2016. No próximo ano, a Volks completa sessenta anos de Brasil. Tradicionalmente a marca é lembrada por sua robustez, segurança e tradição.
"O Cara"

Para reforçar o que disse no início da postagem, vejam essa reportagem do dia 7 de agosto, também publicada na Meio e Mensagem, a autoria é de Eduardo Duarte Zanelato. Neymar estrela10 marcas nos meios de comunicação!

Neymar veste a camisa de dez marcas na TV

Ambev, Baruel, Claro, Grupo Santander, Johnson Controls, Lupo, Nike, Panasonic, Unilever e Volkswagen veicularam, no primeiro semestre, 3.837 inserções comerciais com o craque na TV aberta brasileira

Levantamento do Controle da Concorrência aponta que o craque Neymar apareceu, entre janeiro e julho deste ano, 3.837 inserções comerciais na TV aberta. Apenas em julho, mês de férias, foram 1.053 inserções. Chama atenção, também, o número de marcas para as quais ele empresta a imagem.

São dez, no total: Ambev, Baruel, Claro, Grupo Santander, Johnson Controls, Lupo, Nike, Panasonic, Unilever e Volkswagen - anunciante que, no momento, mantém dois filmes diferentes com o jogador (leia mais aqui). Em dezembro passado (período anterior ao levantamento feito pelo Controle da Concorrência), curiosamente, três comerciais estrelados pelo atleta estrearam no mesmo dia (leia mais aqui).

Hoje, a imagem de Neymar é gerida por quatro empresas: a 9ine, de Ronaldo, Marcus Buaiz e do Grupo WPP; a IMX Talent, sociedade entre Eike Batista e IMG Worldwide; o Santos, clube ao qual ele está vinculado; e a Neymar Sports, empresa do jogador e de seu pai. Todos esses contratos passam pelo empresário do jogador, Wagner Ribeiro.

Assista, abaixo, alguns dos comerciais protagonizados por Neymar.

Comercial para apresentar o Novo Gol 
Crédito: Reprodução
Jogador virou metáfora do xampu anticaspa Clear
Crédito: Reprodução
Para o Guaraná Antarctica, Neymar estrelou comercial com Ronaldo. Predomina tom emocional na peça
Crédito: Reprodução
Atleta é lembrado em comercial da Netshoes alusivo ao centenário do Santos
Crédito: Reprodução
Comercial da Claro estreou dobradinha com Ronaldo, depois repetida para Guaraná Antarctica
Crédito: Reprodução
O filme exibe Neymar fazendo embaixadas enquanto veste cueca. Ao ver a meia da Lupo, porém, ele abandona a bola Crédito: Reprodução
Para a Nextel, craque repetiu linguagem adotada com outros famosos e abordou a relação com o pai
Crédito: Reprodução

Até o final do ano, quantas marcas vão contratá-lo??? Deixo o questionamento para quem quiser arriscar um palpite!!
Um abração!

Mais um viral punido pelo Conar

Desta vez, Vivo tem pedido de alteração definido por unanimidade dos conselheiros do órgão

 
Pela segunda vez em menos de dez dias, o Conar optou por pedir a alteração de um filme viral. Desta vez, a Vivo foi o anunciante penalizado. Isso porque um filme, protagonizado por bonecos em 3D, sugeria que o espectador o compartilhasse, promovendo sua viralização. Numa das abordagens, sugeria-se que quem não o fizesse não possuía amigos. Na avaliação do órgão, a empresa não pode julgar o consumidor por ele optar em não divulgar o material ou por não possuir um produto.

A decisão se soma a outra, semelhante, em que um viral da Trident sofreu sanção – naquele caso, por não deixar claro se tratar de um filme publicitário (leia mais aqui). Tramita no órgão, ainda, processo acerca do recente case "Perdi meu amor na balada", da Nokia, que vem sendo alvo de duras críticas (mais informações aqui). O resultado, porém, pode levar até 30 dias para sair.

Além da Vivo, A Coca-Cola e outros oito anunciantes foram submetidos à apreciação do conselho de ética. A marca de refrigerantes teve um comercial punido com pedido de alteração. Ele replica o conceito “Quanto mais zero melhor”, criado pela Ogilvy para a Coca-Cola Zero e, numa das cenas, mostra um carro fazendo manobra brusca e arriscada em ambiente urbano (assista abaixo). O Conar considerou que a peça sugere um comportamento perigoso e pediu que o anunciante altere este excerto.

A manobra brusca, conhecida popularmente como "cavalo de pau", foi motivo de sanção do Conar à Coca-Cola
Crédito: Reprodução

Na mesma reunião, realizada na manhã da quarta-feira 25, a escola de inglês Open English foi alvo de cerca de 60 reclamações de consumidores indignados com o aparente desrespeito à imagem das professoras brasileiras.

Em filme que defendia o aprendizado via internet com profissionais que têm o inglês como sua língua nativa, a empresa exibia uma suposta sala de aula no Brasil, comandada por uma professora obesa que aprendera inglês em Buenos Aires. Por unanimidade, os conselheiros votaram pela sustação da campanha – que, porém, já havia sido retirada do ar pelo anunciante.

Reclamações
Outro dos dez casos julgados foi o comercial de Fiat Siena que brincava com a linguagem dos comerciais de margarina (assista abaixo). A peça sofreu sanção em segunda instância e terá de ser alterado após reclamação da Bunge, fabricante de margarina, que alegava que o recurso criativo largamente usado por seu segmento foi usado – e ridicularizado – para promover o novo veículo.

A L’Oréal, por sua vez, acionou a Unilever por uma peça de uma campanha para internet de Seda. A marca anunciava que, graças ao produto Keratinology, o efeito obtido em salões de beleza seria prolongado.

Na avaliação dos conselheiros do Conar, não havia prova de que a afirmação fosse verdadeira – e optou-se, unanimemente, pela alteração da peça e consequente remoção da frase. Vale ressaltar o investimento que a L’Oréal vem fazendo em suas marcas voltadas a profissionais de beleza, como Professionnel, Redken e Matrix.

Bunge se sentiu lesada por Fiat usar linguagem publicitária dos comerciais de margarina como piada para promover novo Siena
Crédito: Reprodução

Notícia veiculada em 25 de julho na Meio e Mensagem. Autoria: Eduardo Duarte Zanelato
 

Globo promove visita virtual ao Projac

Pelo site, emissora oferece ao internauta a chance de conhecer os ambientes do complexo de produção de TV

 
Artistas da casa recepcionam o público em visitas virtuais
+ Artistas da casa recepcionam o público em visitas virtuais   
Crédito: Reprodução

Um dos maiores centros de produção televisa do mundo estará de portas abertas para o público – pelo menos, virtualmente. Por meio de seu site oficial, a Rede Globo realiza uma visita virtual pelo Projac, centro onde se localizam os estúdios da emissora e onde são gravadas novelas, minisséries e boa parte dos programas da grade.

Virtualmente, os internautas poderão percorrer 13 diferentes ambientes do Projac, como corredores, restaurantes, fábrica de cenários e outros ambientes de trabalho do complexo de produção. Ainda no ambiente virtual é possível fazer um crachá, colocando a foto e a frase “Eu visitei o Projac”.

O passeio virtual é iniciado pela portaria por onde entram atores, diretores e apresentadores da casa. Algumas personalidades do elenco da Globo estão nos corredores virtuais, dando as boas vindas para os internautas. A Rede Globo atualizará o aplicativo frequentemente, incluindo novos ambientes e novas pessoas do elenco pelo caminho.

Notícia publicada em 07 de agosto pela Meio e Mensagem. Autoria: Bárbara Sacchitiello.