quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Confecção de Vídeos e Campanhas como estratégia de aula

Boa noite, pessoal!!

Hoje é o dia de fazer um balanço de técnicas e metodologias de trabalho, nos últimos semestres resolvi inserir as mídias digitais nas estratégias de aula, e todo o semestre "proponho" (é um critério de avaliação), que usem o conhecimento no uso dos equipamentos como telefone celular, cameras fotográficas digitais e filmadoras, para editarem um vídeo.

Nos dois primeiros semestres o objetivo era criar material de campanha para ações de responsabilidade sócio-ambiental para o Centro Universitário. Já publicados no You Tube, como estes dois exemplos:



Neste semestre pedi que criassem um "Informativo Publicitário" sobre dois eventos o II Congresso de Inovação e sobre a 1ª Exponegócios, dos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Logística, que em breve postarei no You Tube, no nossa canal TV MKT.

Um abração a todos e bom final de semana!

Segundo Congresso de Inovação e Tecnologia da Unifebe: Marketing é chato!!

Boa tarde, leitores que passarem por aqui!

Na noite do dia 11 de setembro, assistimos a  palestra do Sr. Marcos Nähr, fiquei muito feliz quando afirmou que "marketing é chato"... Os meus alunos e ex-alunos me olharam e riram, pensando que ficaria brava, só tenho uma coisa para dizer para voces: ele está CERTO!!


Se querem fazer campanhas criativas, filmes comerciais ou ações de guerrilha, estão no curso errado!! Eu sugiro que troquem para PP (Publicidade e Propaganda), a disciplina de Marketing é teórica!! A prática depende do conhecimento adquirido, o profissional tem que conhecer e "entender o mercado" como afirmou Richers.

Como se faz isso? Aplicando ferramentas apresentadas na vasta literatura de marketing, contribuições de psicologia, de pesquisa, de sociologia, de antropologia, de economia, entre outras!

Tenho dito!!



Estratégia de aula - Seminários sobre as estratégias de marketing par produtos vendidos no mercado nacional

Boa tarde, pessoal!!

Há alguns anos institui uma estratégia de aula e de avaliação que tem rendido bons frutos, proponho aos alunos que pesquisem nos sites das empresas, entrevistem varejistas e representantes, para extrair informações sobre as estratégias de marketing traçadas pelas indústrias, para os produtos vendidos no mercado brasileiro. Alguns exemplos recentes.
 
 Banheira plástica Cajovil
 Bicicleta Soul Copenhague
 Hiundai i30
 Zíperes Sancris

Na última lista de produtos apresentados tínhamos 135. Os alunos se esmeram nos preparativos das apresentações, e incorporam personagens ou usam trajes típicos, dependendo do tipo e da origem dos produtos.

 Erva Mate Barão de Cotegipe
Cerveja Paulaner

Os alunos reclamam da receptividades das indústrias, normalmente enviam e-mails e não recebem respostas, ou quando recebem, os interlocutores afirmam que as estratégias são sigilosas. O nosso objetivo não é expor os produtos e descobrir "segredos", deixo esta tarefa para escritores de ficção como Dan Brown. Só peço que apresentem o que as empresas estão fazendo no momento, por exemplo: características dos 4 Ps implementados, e segmentação de mercado.

De qualquer modo quero agradecer aos profissionais que tem contribuído com nosso trabalho, agradecer aos sites bem construídos e aos representantes que sempre ajudam meus alunos!!

Obrigada!

Planejamento no dia-a-dia das Organizações

No último dia 04 de outubro, quinta-feira, a turma de Planejamento Estratégico do matutino, do curso de Administração da Unifebe, realizou um painel com tres convidados: Alzira Maria Merizio, egressa da Unifebe do curso de Administração, empresária do varejo de roupas e móbiliário para bebês; o gerente comercial Anísio Souza, de atacado de moda feminina; e Luciano Hausmann Souza, gerente de produção e professor da Unifebe(da direita para a esquerda).



O tema tratado foi "Planejamento no dia-a-dia das Organizações". Os painelistas iniciaram contando suas experiencias, e depois os alunos puderam questionar sobre as práticas de gestão.