terça-feira, 12 de outubro de 2010

Motivando Vendedores

06/10/2010 - Artigo – Gestão de Vendas


Uma das maiores aspirações de gerentes, supervisores, diretores e empresários é descobrir uma forma eficaz de motivar seus vendedores. Parece que o que funcionava ontem, hoje já não faz mais efeito. Como agir nessa situação? Como fazer com que os seus vendedores dêem o melhor de si?

O primeiro ponto que quero abordar diz respeito à motivação através de prêmios e comissões. Isso é uma boa forma de motivar até certo ponto, mas depois de um tempo não surte o efeito esperado porque você deixa de ter um vendedor e passa a contar com um mercenário que precisará de mais dinheiro para se manter motivado. E isto é um ciclo vicioso que culminará na insatisfação da empresa ou do vendedor.

Vale lembrar também que a motivação com prêmios e comissões é uma forma eficaz de dar tranqüilidade ao vendedor que precisa pagar suas contas e deseja realizar seus sonhos. A motivação financeira deve vir acompanhada de bom senso, ou seja, não pode ser a única forma de manter os seus vendedores comprometidos com os resultados da empresa.

A motivação passa muito além da questão financeira. Digamos que isso seja apenas a ponta do iceberg. Basta observar que muitos vendedores trocam de empresa para ganhar um salário menor porque no fundo perderam a vontade de produzir para a antiga organização. Mas porque isso acontece?

Um das principais causas da desmotivação de vendedores é a falta de reconhecimento. Profissionais de vendas precisam se sentir importantes para a organização. O vendedor quer participar do crescimento da empresa. Ele deseja que suas idéias sejam analisadas, que as pessoas da organização sejam agradecidas pelo seu trabalho e que os seus gestores acreditem em seu potencial.

Ser reconhecido afaga o ego. Mostrar ao vendedor que ele é muito mais do que um número no faturamento funciona como combustível para que ele alcance os objetivos. Vendedor motivado vende, rende e surpreende! Pense nisso e vamos em frente!

Fonte: André Vinícius  - artigo publicado no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário