Um número que surpreende é a média de movimentos por hora (MPH) que, em junho, chegou a 40,54 MPH e, em julho, atingiu a marca de 47,95 MPH, com picos de 74 MPH em alguns navios. Esta performance revela uma característica importante do terminal, já que pode ser equiparada a movimentação dos grandes terminais brasileiros.
As principais atividades do porto concentram-se ainda nas operações de transbordo e cabotagem. Entretanto, as exportações e importações começam a evoluir na medida em que as negociações com os clientes, incluindo os armadores, sejam consolidadas. Grandes indústrias da região Sul e Sudeste do país visitaram recentemente o Porto Itapoá, além dos principais armadores que atuam na costa brasileira, potencializando assim a expectativa de expansão do terminal.
Hoje, o terminal recebe as principais linhas dos armadores Aliança Navegação e da Hamburg-Süd, que juntas somam 12 serviços entre cabotagem, transbordo e de longo curso. Até o final de agosto, espera-se que já sejam 18 serviços e, com a entrada de novos armadores no terminal, novas linhas e serviços irão compor este portfólio até o final do ano.
Divulgação
Em operação desde junho, porto já ultrapassa a marca de 12 mil TEUs movimentados em seu terminal
Mesmo com poucos dias de operação, o Porto Itapoá já estuda a viabilização de sua expansão. Com sua capacidade estimada para movimentar 500 mil TEUs por ano nesta primeira fase, o terminal já tem planejado duas outras fases de ampliação, visando chegar a aproximadamente 2 milhões de TEUs por ano.
Estas ampliações dependem da demanda do mercado brasileiro e internacional que, em pouco tempo, já sinalizam com a necessidade de incremento dos terminais brasileiros, focando sempre na agilidade e eficiência na movimentação de suas cargas, fato já identificado no Porto Itapoá.
Neste momento, a principal meta do terminal é a conclusão dos acessos rodoviários. A SC-415, obra de responsabilidade do governo estadual, está prevista para ter condições de tráfego a partir de outubro deste ano, e totalmente concluída em dezembro. Enquanto isso, os caminhões com destino e origem ao Porto Itapoá estão trafegando por uma rota provisória e alternativa, por parte do perímetro urbano da cidade, trajeto este que está recebendo investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões, para pavimentação, sinalização e adequação das pistas.
Com a conclusão da SC-415, o acesso dos caminhões deve ser facilitado pelas condições da rodovia, diminuindo para 40 quilômetros a distância entre a BR-101, em Garuva, e o terminal.
Matéria publicada em 10/08/2011, no Noticenter
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