Publicado em 14/08/2012 14:43:00 por Laís Brandes no Noticenter
Empresas vencedoras receberam o prêmio no Centro de Eventos do Sistema Fiesc, em Florianópolis
(Foto: Fernando Willadino)
“O que lhe vem à cabeça quando se fala em...?”. Esta é a pergunta básica feita a consumidores para a pesquisa sobre a lembrança espontânea de marcas de determinados produtos ou serviços, o Top of Mind. Em Santa Catarina, o estudo, que chegou à sua 18ª edição, é realizado pelo jornal A Notícia, do Grupo RBS, e o Instituto Mapa.A pesquisa tem como objetivo identificar quais marcas, entre várias categorias, estão mais fixadas na mente dos consumidores, avaliando o grau de popularidade e prestígio junto à população. Foram ouvidos mais de mil consumidores das classes A, B, C e D de 25 cidades catarinenses com maior potencial de consumo, em seis mesorregiões.
- Baixe planilha com os vencedores do Top of Mind nos últimos 13 anos (link do site)
Os entrevistados apontaram a marca mais lembrada em 25 segmentos, além de indicarem o time de futebol de destaque e o político mais notado do Estado. As empresas vencedoras receberam o prêmio no centro de eventos do Sistema Fiesc, em Florianópolis, em cerimônia realizada no dia 1º de agosto.
Em determinadas categorias, ano após ano, a resposta é sempre a mesma: Kiarroz Fumacense, Tirol, Drogaria Catarinense, Unimed e Angeloni são exemplos de marcas campeãs em suas categorias há pelo menos 10 anos. E em 2012 não foi diferente. As empresas foram as mais lembradas nas categorias Arroz, Leite, Farmácia, Plano de Saúde e Supermercado, respectivamente.
Pesquisa ouve empresários
Em 2012, a grande novidade da pesquisa foi o Top Executivo, que premiou as marcas mais lembradas na opinião dos diretores de empresas. Esta é a primeira edição em que executivos participaram da pesquisa, que ouviu 150 representantes das principais forças econômicas na indústria, comércio e serviços do Estado. Os diretores apontaram nomes em 18 áreas.
Marcas que já vinham conquistado prêmios na pesquisa tradicional foram eleitas, também, no Top Executivo. É o caso da Havan, vencedora na categoria Loja de Departamentos, do Top of Mind, e na categoria Grande Empresa do Comércio, do Top Executivo.
Malwee, Tim e Unimed, também foram premiadas nas duas pesquisas. Já a Weg, de Jaraguá do Sul, foi destaque do Top Executivo em três categorias: Grande Empresa da Indústria, Empresa Destaque em Inovação e Empresa Referência em Gestão, seguida pela Brasil Foods, premiada nas categorias Grande Empresa de Agronegócio e Empresa Destaque em Exportação.
Categorias
A edição de 2012 ainda apresentou algumas alterações quanto às categorias. Novas foram criadas e outras, excluídas. Esse tipo de modificação costuma acontecer todos os anos no Top of Mind. As novidades da 18ª edição do prêmio são Transporte Rodoviário de Passageiros, com a Auto Viação Catarinense sendo a campeã; Grande Empresa Catarinense, troféu conquistado pela Sadia; e Grande Empresa Pública, com a Celesc conquistando a premiação.
A categoria Pisos e Revestimentos, que não foi avaliada na última edição, voltou a constar na lista. As campeãs, por empate técnico, foram a Eliane, que já vinha conquistando os prêmios em edições anteriores, e a Portobello, que entrou na classificação pela primeira vez. Lojas de Materiais de Construção também voltou a fazer parte da pesquisa, com empate técnico entre Cassol e Casas da Água.
Já a categoria Roupa de Grife foi segmentada em outras três: Roupa de Grife aAulto, com troféu para a Hering; Roupa de Grife Infantil, em que a Lilica Ripilica foi a grande campeã; e Roupa de Cama, Mesa e Banho, sendo a Teka a marca mais lembrada.
Outras categorias, que constavam no Top of Mind, foram analisadas apenas no Top Executivo, como Hospital e Clínica Médica de Referência (Hospital Santa Catarina e Unimed), Grande Empresa do Agronegócio (Brasil Foods), Empresa Destaque em Tecnologia e Informática (Intelbras e Senior), Grande Empresa da Indústria (Weg) e Grande Empresa do Comércio (Havan).
Nenhum comentário:
Postar um comentário