domingo, 17 de fevereiro de 2013

CAMPUS PARTY: MARCAS, STARTUPS E NATIVOS DIGITAIS



Evento se torna porta de entrada para empresas consolidadas e startups que desejam explorar o universo das mídias digitais

Reportagem de Arthur Quezada para Proxxima da Meio & Mensagem, publicada em 29 de janeiro de 2013, fotos de Renato Viotti.



O que uma montadora fundada em 1903 e uma startup de criação que entrou em atividade em 2010 têm em comum? A resposta de difícil entendimento parece ser facilmente encontrada no maior encontro de tecnologia de São Paulo – a Campus Party. Neste ano, o evento que começou nesta terça-feira, 29, recebe cerca de oito mil “campuseiros” durante sete dias e atinge milhares de pessoas fissuradas em tecnologia e inovação por meio das mídias sociais – e é exatamente esse público que despertou o interesse da montadora centenária Ford e da startup Wikishows.

A #CPBR6, como é conhecida nas redes sociais, acontece do dia 29 até o dia 3 de fevereiro, no Parque de Exposições do Anhembi. Segundo Carolina Demarchi, gerente de conteúdo do evento, a edição deste ano é voltada para o empreendedorismo e a inovação – e foi com este conceito inovador que, em 2010, em meio à realização do evento, nasceu a startup Wikishows – criada por Rafael Peixoto e Carlos Eduardo Fonseca.

Na época, os dois sócios eram funcionários de marketing do Banco do Brasil, e a companhia realizava pela primeira vez uma ação no evento. A dupla desenvolveu uma comunicação no estande da empresa intitulada “#Tôderoupão” – onde diversos “campuseiros” puderam circular de roupão pelo evento, representando estarem a vontade como se estivessem em casa. A ideia funcionou e, segundo os sócios, somente nas redes sociais foram mais de 20 milhões de pessoas impactadas – o que a alçou aos trend topics do Twitter e gerou um “bum” de compartilhamentos no Facebook.

Após o sucesso obtido com o Banco do Brasil, a dupla resolveu investir em um negócio próprio, para fornecer a outras marcas as ferramentas necessárias para se comunicar com o público jovem, presente ou não, da Campus Party. Hoje, a empresa desenvolve trabalhos para marcas como EBC, BB Seguros, Sebrae e Serpo. “Nos dias de hoje, é impossível para qualquer empresa elaborar um plano de ação de marketing sem se comunicar com o público jovem, presente em todas as vertentes da mídia social. As marcas que trabalham com uma comunicação impositiva acabam perdendo esse tipo de consumidor, portanto oferecemos soluções inteligentes para que as empresas interajam com o jovem e disseminem o conceito desejado”, explica o CEO da empresa, Rafael Peixoto.
  

Antiga e atual
Os “campuseiros” e o público que consome tecnologia também entraram na mira da centenária Ford. Em 2013, a montadora se tornou a primeira do setor a patrocinar e realizar uma ação na #CPBR6. A ideia da companhia é realizar a consolidação da marca entre o público jovem – processo que já está sendo feito pela Ford em outros países. No estande físico na Campus Party, a empresa expõe dois carros com tecnologia de ponta e realiza, via Facebook, uma ação interativa que distribuirá prêmios durante os sete dias de evento .
Para a gerente de relações corporativas da Ford, Adriane Rocha, a Campus Party é uma maneira de embarcar no universo das mídias sociais de um jeito criativo e interativo. “Estar no evento simboliza uma vitória muito grande para a Ford no Brasil. Essa ação não é isolada, há dois anos estamos investindo pesado neste público que é, sem dúvidas, uma das prioridades da companhia. Os resultados aparecem imediatamente quando interagimos via mídias sociais”, comenta. Hoje, a empresa conta com 810 mil seguidores no Facebook.
 
Parceria de sucesso
Desde a primeira edição da #CPBR6, o patrocinador máster do evento é a Telefônica. Este ano, após a fusão da empresa com a Vivo, a parceria entre marca e Campus Party continua. A Telefônica Vivo trouxe uma série de novidades como a capacidade de conexão disponibilizada – que em 2013 é de 30Gbps. Além disso, a companhia investiu pesado na infraestrutura e interação da marca como áreas de relacionamento com os “campuseriros” (espaço Keep Geek), bicicletas que carregam celulares, jogos de ping-pong utilizando apenas o celular e estandes espalhados pelo Parque de Exposições do Anhembi.



A grande novidade da Telefônica Vivo é o lançamento de dispositivos na plataforma Firefox OS. Em parceria com a Mozilla e o Facebook, a empresa fará uma ação interativa que premiará desenvolvedores de aplicativos móveis para a nova plataforma – lançada ainda em 2013. Os celulares que serão entregues aos participantes foram desenvolvidos pela empresa espanhola Geekphone .

Segundo Ediana Balleroni, diretora de comunicação corporativa da Telefônica Vivo, as ações irão atingir pessoas que são formadoras de opinião. “Nós consideramos que os “campuseiros” são formadores de opinião, portanto a ideia é mostrar para eles as inovações da marca e a evolução do evento”, avalia.
 
Lua, videogames e internet

Durante os sete dias da #CPBR6, várias palestras e oficinas estão na programação. Destaque para convidados internacionais como Nolan Bushnell, fundador da Atari e primeiro chefe de Steve Jobs; Buzz Aldrin, um dos astronautas pioneiros na Lua; e Mark Surman, diretor-executivo da Mozilla.

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