quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Confecção de Vídeos e Campanhas como estratégia de aula

Boa noite, pessoal!!

Hoje é o dia de fazer um balanço de técnicas e metodologias de trabalho, nos últimos semestres resolvi inserir as mídias digitais nas estratégias de aula, e todo o semestre "proponho" (é um critério de avaliação), que usem o conhecimento no uso dos equipamentos como telefone celular, cameras fotográficas digitais e filmadoras, para editarem um vídeo.

Nos dois primeiros semestres o objetivo era criar material de campanha para ações de responsabilidade sócio-ambiental para o Centro Universitário. Já publicados no You Tube, como estes dois exemplos:



Neste semestre pedi que criassem um "Informativo Publicitário" sobre dois eventos o II Congresso de Inovação e sobre a 1ª Exponegócios, dos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Logística, que em breve postarei no You Tube, no nossa canal TV MKT.

Um abração a todos e bom final de semana!

Segundo Congresso de Inovação e Tecnologia da Unifebe: Marketing é chato!!

Boa tarde, leitores que passarem por aqui!

Na noite do dia 11 de setembro, assistimos a  palestra do Sr. Marcos Nähr, fiquei muito feliz quando afirmou que "marketing é chato"... Os meus alunos e ex-alunos me olharam e riram, pensando que ficaria brava, só tenho uma coisa para dizer para voces: ele está CERTO!!


Se querem fazer campanhas criativas, filmes comerciais ou ações de guerrilha, estão no curso errado!! Eu sugiro que troquem para PP (Publicidade e Propaganda), a disciplina de Marketing é teórica!! A prática depende do conhecimento adquirido, o profissional tem que conhecer e "entender o mercado" como afirmou Richers.

Como se faz isso? Aplicando ferramentas apresentadas na vasta literatura de marketing, contribuições de psicologia, de pesquisa, de sociologia, de antropologia, de economia, entre outras!

Tenho dito!!



Estratégia de aula - Seminários sobre as estratégias de marketing par produtos vendidos no mercado nacional

Boa tarde, pessoal!!

Há alguns anos institui uma estratégia de aula e de avaliação que tem rendido bons frutos, proponho aos alunos que pesquisem nos sites das empresas, entrevistem varejistas e representantes, para extrair informações sobre as estratégias de marketing traçadas pelas indústrias, para os produtos vendidos no mercado brasileiro. Alguns exemplos recentes.
 
 Banheira plástica Cajovil
 Bicicleta Soul Copenhague
 Hiundai i30
 Zíperes Sancris

Na última lista de produtos apresentados tínhamos 135. Os alunos se esmeram nos preparativos das apresentações, e incorporam personagens ou usam trajes típicos, dependendo do tipo e da origem dos produtos.

 Erva Mate Barão de Cotegipe
Cerveja Paulaner

Os alunos reclamam da receptividades das indústrias, normalmente enviam e-mails e não recebem respostas, ou quando recebem, os interlocutores afirmam que as estratégias são sigilosas. O nosso objetivo não é expor os produtos e descobrir "segredos", deixo esta tarefa para escritores de ficção como Dan Brown. Só peço que apresentem o que as empresas estão fazendo no momento, por exemplo: características dos 4 Ps implementados, e segmentação de mercado.

De qualquer modo quero agradecer aos profissionais que tem contribuído com nosso trabalho, agradecer aos sites bem construídos e aos representantes que sempre ajudam meus alunos!!

Obrigada!

Planejamento no dia-a-dia das Organizações

No último dia 04 de outubro, quinta-feira, a turma de Planejamento Estratégico do matutino, do curso de Administração da Unifebe, realizou um painel com tres convidados: Alzira Maria Merizio, egressa da Unifebe do curso de Administração, empresária do varejo de roupas e móbiliário para bebês; o gerente comercial Anísio Souza, de atacado de moda feminina; e Luciano Hausmann Souza, gerente de produção e professor da Unifebe(da direita para a esquerda).



O tema tratado foi "Planejamento no dia-a-dia das Organizações". Os painelistas iniciaram contando suas experiencias, e depois os alunos puderam questionar sobre as práticas de gestão.


 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Filme de varejo da Ford ressalta inovação

Peça da JWT adota edição ágil mostrar diferenciais de veículos em anúncio de varejo para os modelos Edge, Focus e Fusion

Publicado na Meio & Mensagem por Eduardo Duarte Zanelato (15 de Agosto de 2012 • 15:20)

O novo comercial de varejo da JWT para a Ford (assista abaixo) tem uma edição rápida aliada a uma locução que ressalta as inovações propostas pelos engenheiros da companhia. Para tanto, traça um paralelo entre a rotina dos consumidores de três carros (Edge, Focus e Fusion) e a de um engenheiro da Ford.
Os três diferenciais ressaltados são o sistema de acionamento de motor por um botão (sem uso de chave); o Power Liftgate, mecanismo que abre e fecha o porta-malas automaticamente; Blis, um sensor que compensa os pontos cegos dos retrovisores; e Sync Media System, sistema multimídia com acesso a GPS e serviço de som, entre outros. Após exibi-las, o locutor afirma que “Para a Ford, só é inovação quando você pode ter”.
Criação de Fábio Brandão, com direção de Ricardo John e Roberto Fernandez. O filme é da Sentimental Filme, com direção da dupla Dois e de Vellas. A finalização é da Clan VFX e da Sentimental.

Top of Mind Pesquisa aponta as marcas mais lembradas em SC

Kiarroz, Tirol, Drogaria Catarinense, Unimed e Angeloni mantêm a hegemonia há 10 anos
Publicado em 14/08/2012 14:43:00 por Laís Brandes no Noticenter


Empresas vencedoras receberam o prêmio no Centro de Eventos do Sistema Fiesc, em Florianópolis
(Foto: Fernando Willadino)
“O que lhe vem à cabeça quando se fala em...?”. Esta é a pergunta básica feita a consumidores para a pesquisa sobre a lembrança espontânea de marcas de determinados produtos ou serviços, o Top of Mind. Em Santa Catarina, o estudo, que chegou à sua 18ª edição, é realizado pelo jornal A Notícia, do Grupo RBS, e o Instituto Mapa.
A pesquisa tem como objetivo identificar quais marcas, entre várias categorias, estão mais fixadas na mente dos consumidores, avaliando o grau de popularidade e prestígio junto à população. Foram ouvidos mais de mil consumidores das classes A, B, C e D de 25 cidades catarinenses com maior potencial de consumo, em seis mesorregiões.
- Baixe planilha com os vencedores do Top of Mind nos últimos 13 anos (link do site)
Os entrevistados apontaram a marca mais lembrada em 25 segmentos, além de indicarem o time de futebol de destaque e o político mais notado do Estado. As empresas vencedoras receberam o prêmio no centro de eventos do Sistema Fiesc, em Florianópolis, em cerimônia realizada no dia 1º de agosto.
Em determinadas categorias, ano após ano, a resposta é sempre a mesma: Kiarroz Fumacense, Tirol, Drogaria Catarinense, Unimed e Angeloni são exemplos de marcas campeãs em suas categorias há pelo menos 10 anos. E em 2012 não foi diferente. As empresas foram as mais lembradas nas categorias Arroz, Leite, Farmácia, Plano de Saúde e Supermercado, respectivamente.
Pesquisa ouve empresários
Em 2012, a grande novidade da pesquisa foi o Top Executivo, que premiou as marcas mais lembradas na opinião dos diretores de empresas. Esta é a primeira edição em que executivos participaram da pesquisa, que ouviu 150 representantes das principais forças econômicas na indústria, comércio e serviços do Estado. Os diretores apontaram nomes em 18 áreas.
Marcas que já vinham conquistado prêmios na pesquisa tradicional foram eleitas, também, no Top Executivo. É o caso da Havan, vencedora na categoria Loja de Departamentos, do Top of Mind, e na categoria Grande Empresa do Comércio, do Top Executivo.
Malwee, Tim e Unimed, também foram premiadas nas duas pesquisas. Já a Weg, de Jaraguá do Sul, foi destaque do Top Executivo em três categorias: Grande Empresa da Indústria, Empresa Destaque em Inovação e Empresa Referência em Gestão, seguida pela Brasil Foods, premiada nas categorias Grande Empresa de Agronegócio e Empresa Destaque em Exportação.

Categorias
A edição de 2012 ainda apresentou algumas alterações quanto às categorias. Novas foram criadas e outras, excluídas. Esse tipo de modificação costuma acontecer todos os anos no Top of Mind. As novidades da 18ª edição do prêmio são Transporte Rodoviário de Passageiros, com a Auto Viação Catarinense sendo a campeã; Grande Empresa Catarinense, troféu conquistado pela Sadia; e Grande Empresa Pública, com a Celesc conquistando a premiação.
A categoria Pisos e Revestimentos, que não foi avaliada na última edição, voltou a constar na lista. As campeãs, por empate técnico, foram a Eliane, que já vinha conquistando os prêmios em edições anteriores, e a Portobello, que entrou na classificação pela primeira vez. Lojas de Materiais de Construção também voltou a fazer parte da pesquisa, com empate técnico entre Cassol e Casas da Água.
Já a categoria Roupa de Grife foi segmentada em outras três: Roupa de Grife aAulto, com troféu para a Hering; Roupa de Grife Infantil, em que a Lilica Ripilica foi a grande campeã; e Roupa de Cama, Mesa e Banho, sendo a Teka a marca mais lembrada.
Outras categorias, que constavam no Top of Mind, foram analisadas apenas no Top Executivo, como Hospital e Clínica Médica de Referência (Hospital Santa Catarina e Unimed), Grande Empresa do Agronegócio (Brasil Foods), Empresa Destaque em Tecnologia e Informática (Intelbras e Senior), Grande Empresa da Indústria (Weg) e Grande Empresa do Comércio (Havan).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Neymar: a maior fonte dos anunciantes?

Bom dia, pessoal!!

Estudamos sobre as fontes utilizadas pelas empresas para anunciar seus produtos, o "garoto" Neymar! ele representa várias marcas reconhecidas no mercado, como no mais novo filme da Volkswagen, leiam a reportagem da Meio e Mensagem, publicada em 25 de julho:

Volkswagen destaca sua marca com O Cara

Montadora lança primeira campanha que tem como protagonista o jogador Neymar

    Contrato de Neymar como embaixador vai até 2016
Contrato de Neymar como embaixador vai até 2016

Poucos meses depois de anunciar o jogador Neymar como embaixador da marca, a Volkswagen estreia a primeira campanha institucional protagonizada pelo craque. Criado pela AlmapBBDO, o roteiro tem o objetivo de ressaltar que assim como algumas pessoas são motivo de orgulho “O Cara”, certas marcas também podem se orgulhar de ser “O Carro”. Nas cenas heróis como Mahatma Gandhi e Ayrton Senna se destacam por terem feito a diferença em momentos importantes. Neymar também é um deles. Além disso, carros icônicos da Volkswagen como o Fusca e a primeira versão do Gol são usados para mostrar como a marca evoluiu ao longo do tempo. O filme começa a ser veiculado nesta quarta-feira 25, e terá versões de 60 e 30 segundos. A produção é da Cine, com direção de cena de Clovis Mello.

A mensagem da Volkswagen vem em um momento importante da montadora no Brasil. A empresa mantém a vice-liderança do mercado de automóveis, atrás da Fiat, montou uma estratégia de crescimento equilibrado com planos de investir mais de R$ 8,7 bilhões no País até 2016. No próximo ano, a Volks completa sessenta anos de Brasil. Tradicionalmente a marca é lembrada por sua robustez, segurança e tradição.
"O Cara"

Para reforçar o que disse no início da postagem, vejam essa reportagem do dia 7 de agosto, também publicada na Meio e Mensagem, a autoria é de Eduardo Duarte Zanelato. Neymar estrela10 marcas nos meios de comunicação!

Neymar veste a camisa de dez marcas na TV

Ambev, Baruel, Claro, Grupo Santander, Johnson Controls, Lupo, Nike, Panasonic, Unilever e Volkswagen veicularam, no primeiro semestre, 3.837 inserções comerciais com o craque na TV aberta brasileira

Levantamento do Controle da Concorrência aponta que o craque Neymar apareceu, entre janeiro e julho deste ano, 3.837 inserções comerciais na TV aberta. Apenas em julho, mês de férias, foram 1.053 inserções. Chama atenção, também, o número de marcas para as quais ele empresta a imagem.

São dez, no total: Ambev, Baruel, Claro, Grupo Santander, Johnson Controls, Lupo, Nike, Panasonic, Unilever e Volkswagen - anunciante que, no momento, mantém dois filmes diferentes com o jogador (leia mais aqui). Em dezembro passado (período anterior ao levantamento feito pelo Controle da Concorrência), curiosamente, três comerciais estrelados pelo atleta estrearam no mesmo dia (leia mais aqui).

Hoje, a imagem de Neymar é gerida por quatro empresas: a 9ine, de Ronaldo, Marcus Buaiz e do Grupo WPP; a IMX Talent, sociedade entre Eike Batista e IMG Worldwide; o Santos, clube ao qual ele está vinculado; e a Neymar Sports, empresa do jogador e de seu pai. Todos esses contratos passam pelo empresário do jogador, Wagner Ribeiro.

Assista, abaixo, alguns dos comerciais protagonizados por Neymar.

Comercial para apresentar o Novo Gol 
Crédito: Reprodução
Jogador virou metáfora do xampu anticaspa Clear
Crédito: Reprodução
Para o Guaraná Antarctica, Neymar estrelou comercial com Ronaldo. Predomina tom emocional na peça
Crédito: Reprodução
Atleta é lembrado em comercial da Netshoes alusivo ao centenário do Santos
Crédito: Reprodução
Comercial da Claro estreou dobradinha com Ronaldo, depois repetida para Guaraná Antarctica
Crédito: Reprodução
O filme exibe Neymar fazendo embaixadas enquanto veste cueca. Ao ver a meia da Lupo, porém, ele abandona a bola Crédito: Reprodução
Para a Nextel, craque repetiu linguagem adotada com outros famosos e abordou a relação com o pai
Crédito: Reprodução

Até o final do ano, quantas marcas vão contratá-lo??? Deixo o questionamento para quem quiser arriscar um palpite!!
Um abração!

Mais um viral punido pelo Conar

Desta vez, Vivo tem pedido de alteração definido por unanimidade dos conselheiros do órgão

 
Pela segunda vez em menos de dez dias, o Conar optou por pedir a alteração de um filme viral. Desta vez, a Vivo foi o anunciante penalizado. Isso porque um filme, protagonizado por bonecos em 3D, sugeria que o espectador o compartilhasse, promovendo sua viralização. Numa das abordagens, sugeria-se que quem não o fizesse não possuía amigos. Na avaliação do órgão, a empresa não pode julgar o consumidor por ele optar em não divulgar o material ou por não possuir um produto.

A decisão se soma a outra, semelhante, em que um viral da Trident sofreu sanção – naquele caso, por não deixar claro se tratar de um filme publicitário (leia mais aqui). Tramita no órgão, ainda, processo acerca do recente case "Perdi meu amor na balada", da Nokia, que vem sendo alvo de duras críticas (mais informações aqui). O resultado, porém, pode levar até 30 dias para sair.

Além da Vivo, A Coca-Cola e outros oito anunciantes foram submetidos à apreciação do conselho de ética. A marca de refrigerantes teve um comercial punido com pedido de alteração. Ele replica o conceito “Quanto mais zero melhor”, criado pela Ogilvy para a Coca-Cola Zero e, numa das cenas, mostra um carro fazendo manobra brusca e arriscada em ambiente urbano (assista abaixo). O Conar considerou que a peça sugere um comportamento perigoso e pediu que o anunciante altere este excerto.

A manobra brusca, conhecida popularmente como "cavalo de pau", foi motivo de sanção do Conar à Coca-Cola
Crédito: Reprodução

Na mesma reunião, realizada na manhã da quarta-feira 25, a escola de inglês Open English foi alvo de cerca de 60 reclamações de consumidores indignados com o aparente desrespeito à imagem das professoras brasileiras.

Em filme que defendia o aprendizado via internet com profissionais que têm o inglês como sua língua nativa, a empresa exibia uma suposta sala de aula no Brasil, comandada por uma professora obesa que aprendera inglês em Buenos Aires. Por unanimidade, os conselheiros votaram pela sustação da campanha – que, porém, já havia sido retirada do ar pelo anunciante.

Reclamações
Outro dos dez casos julgados foi o comercial de Fiat Siena que brincava com a linguagem dos comerciais de margarina (assista abaixo). A peça sofreu sanção em segunda instância e terá de ser alterado após reclamação da Bunge, fabricante de margarina, que alegava que o recurso criativo largamente usado por seu segmento foi usado – e ridicularizado – para promover o novo veículo.

A L’Oréal, por sua vez, acionou a Unilever por uma peça de uma campanha para internet de Seda. A marca anunciava que, graças ao produto Keratinology, o efeito obtido em salões de beleza seria prolongado.

Na avaliação dos conselheiros do Conar, não havia prova de que a afirmação fosse verdadeira – e optou-se, unanimemente, pela alteração da peça e consequente remoção da frase. Vale ressaltar o investimento que a L’Oréal vem fazendo em suas marcas voltadas a profissionais de beleza, como Professionnel, Redken e Matrix.

Bunge se sentiu lesada por Fiat usar linguagem publicitária dos comerciais de margarina como piada para promover novo Siena
Crédito: Reprodução

Notícia veiculada em 25 de julho na Meio e Mensagem. Autoria: Eduardo Duarte Zanelato
 

Globo promove visita virtual ao Projac

Pelo site, emissora oferece ao internauta a chance de conhecer os ambientes do complexo de produção de TV

 
Artistas da casa recepcionam o público em visitas virtuais
+ Artistas da casa recepcionam o público em visitas virtuais   
Crédito: Reprodução

Um dos maiores centros de produção televisa do mundo estará de portas abertas para o público – pelo menos, virtualmente. Por meio de seu site oficial, a Rede Globo realiza uma visita virtual pelo Projac, centro onde se localizam os estúdios da emissora e onde são gravadas novelas, minisséries e boa parte dos programas da grade.

Virtualmente, os internautas poderão percorrer 13 diferentes ambientes do Projac, como corredores, restaurantes, fábrica de cenários e outros ambientes de trabalho do complexo de produção. Ainda no ambiente virtual é possível fazer um crachá, colocando a foto e a frase “Eu visitei o Projac”.

O passeio virtual é iniciado pela portaria por onde entram atores, diretores e apresentadores da casa. Algumas personalidades do elenco da Globo estão nos corredores virtuais, dando as boas vindas para os internautas. A Rede Globo atualizará o aplicativo frequentemente, incluindo novos ambientes e novas pessoas do elenco pelo caminho.

Notícia publicada em 07 de agosto pela Meio e Mensagem. Autoria: Bárbara Sacchitiello.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Primeira Viagem Técnica Internacional

Boa noite, pessoal!!

Quero convidar aos alunos, egressos, profissionais e colegas professores da Unifebe a participar desta atividade!!


Contato com prof. George Aiub: administracao@unifebe.edu.br

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Chega de flagras: Citroën lança DS3 no dia 21

Publicada em 08 mai. 2012. Uol Carros, blog da Redação.

Coletanea de flagras do Citröen DS3: chegou a hora da verdade

A Citröen finalmente anunciou a data oficial de lançamento do DS3, o menor carro da gama premium da marca. Será nos dias 21 e 22 deste mes, em São Paulo. Para dar um toque de sofisticação ao evento, ele terá como base um hotel de luxo da capital paulista - não diremos qual para evitar tumultos ao estilo "galinhada na virada"...

Brincadeiras à parte, a fabricante francesa esperou até maio para começar seu ano de 2012, e decidiu fazê-lo com um carro caro, que deve custar bem acima de R$ 80 mil e busca competir com modelos de imagem já estabelecidos no Brasil, como Mini Cooper e mesmo Fiat 500 mais equipado.

Até esta terça-feira (8), o DS3 foi um dos segredos mais flagrados pelos nossos leitores. A montagem (foto) reúne fotos dos internautas Luiz Pasquini, José Rui, Marcelo Khadour Bernaba Jorge e Ricardo Goulart.

Enquanto isso, continuamos esperando a chegada da nova geração do C3 propriamente dito - obviamente, este é o carro capaz de dar volume de vendas à Citroën no Brasil, algo importante para quem, ao lado da irmã siamesa Peugeot, não vive exatamente um momento de glória financeira.

Enfim, discutir a Citroën hoje em dia é repetir as letras DS, DS, DS ad infinitum. Só se fala isso na montadora, que acaba de apresentar o conceito DS9, embrião de ao menos tres variações - uma delas um SUV. Muito bom, mas tanto o novo C3 como o C4 hatch reformado (mais elegante que o nosso) já poderiam estar por aqui há tempos.

(Blog da Redação. chega de flagras: Citroën lança DS3 no dia 21. UOL Carros. Disponível em: http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2012/05/08/chega-de-flagras-citroen-lanca-ds3-no-dia-21/ Acesso em 09 mai. 2012)

Chevrolet Enjoy, futuro anti-EcoSport, surge em 1º flagrante nacional

Publicado por Claudio Luis de Souza, do UOL, em São Paulo (SP)

Chevrolet Enjoy surge em rua de Serra Negra (SP): "mini-captiva" vai encarar EcoSport e Duster

O SUV compacto da chevrolet, que deve se chamar Enjoy, já começa a ser testado - ainda bem discretamente - em vias públicas do Brasil. Um protótipo, fortemente camuflado, foi avistado e fotografado em Serra Negra, interior de São Paulo, pelo autoentusiasta Júnior Almeida, que responde pelo blog Esporte Automotor.

Como é frequente com descobertas importantes, a de Almeida aconteceu meio por acaso. Depois de uma caça malsucedida às novidades da Honda (Civic, Fit e City, todos flagrados para UOL Carros por outros internautas), ele acabou topando com o Enjoy camuflado nas ruas da famosa cidade-estancia - na ocasião, almeida ia "visitar" seu Fusca 68, que passava por reforma em uma oficina local.

As fotos do Enjoy, também reproduzidas na Car and Driver (que publica uma competente projeção do modelo, anterior aos flagras), revelam o indubitável parentesco do SUV com o Captiva, mas também - segundo Almeida - o alinhamento com a nova gama de pequeno e médio portes da Chevrolet, nomeadamente o Sonic.

A semelhança principal pode estar sob o capô: o Enjoy deve oferecer no Brasil um propulsor 1.6 igual ao que virá no sonic e ainda o 1.8 Ecotec (igual ao Cruze), ambos bicombustíveis. "O que me deixou surpreendido foi o ronco do motor", narra Almeida. Para ele, o protótipo que fotografou em Serra Negra era 1,8 litro.

O Chevrolet Enjoy dispensa o estepe na porta traseira, assinatura de estilo do EcoSport

Nos Estados Unidos, o Buick Encore, espelho americano do emergente Enjoy, é animado por um motor 1.4 turbo; já o Sonic tem opções 1.4 turbo e aspirado, além do 1.8. Com o hatch situado acima do Agile e abaixo do Cruze, e o sedã acima do futuro Ônix e embolado com o Cobalt (mais luxuoso, mas menor), o compacto precisava de um motor explicitamente maior. Daí o 1.6, que lhe dá a vantagem psicológica de 0,2 litro...

No Brasil, o Enjoy terá a obrigação de partir para cima do Novo Ford EcoSport e ainda se ocupar do Renault Duster, os principais jipinhos urbanos do mercado brasileiro. As fotos de Júnior Almeida deixam claro que não haverá estepe na porta traseira (o novo Eco terá; o Duster não quis). "A Ford que se cuide, pois o Enjoy será, a meu gosto, muito mais robusto que seu concorrente baiano", frisa Almeida.

E quanto vai custar? O Sonic LTZ, completo, chegará por R$ 60 mil (atenção: o lançamento oficial é no final deste mes). Por ele se pode ter uma ideia de quanto valerá uma versão intermediária do Enjoy. A mais barata deve ficar muito perto de R$ 50 mil. A mais cara, próximo dos R$ 70 mil.

A assessoria da GM não se pronuncia a respeito dos flagrantes. Se não fala nem mesmo sobre a minivan Spin, já fotografada dezenas de vezes, que dirá do Enjoy. O jeito é aguardar - talvez até outubro, no salão de São Paulo.

(SOUZA, Claudio Luis de. Chevrolet Enjoy, futuro anti EcoSport, surge em 1º flagrante nacional. UOL Carros. Publicado em 09 mai. 2012. Disponível em: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/05/09/chevrolet-enjoy-aparece-em-primeiro-flagrante-nacional.jhtm Acesso em 09 mai. 2012)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reebok cria vitrine interativa para divulgar lançamento em São Paulo


Consumidores que passam pela unidade da World Tennis do Morumbi Shopping são impactados por uma tela com tecnologia Kinect, que acompanha o movimento de quem se aproxima




A Reebok criou uma ação interativa na World Tennis do Morumbi Shopping, em São Paulo, para divulgar o lançamento do Real Flex. A vitrine da loja foi equipada com a mesma tecnologia  do Kinect, que capta o movimento de quem passa pelo local e projeta a imagem em uma tela de alta resolução. Com a iniciativa, a marca planeja trazer mais interatividade para o ponto de venda.

Também foram colocadas duas estruturas semelhantes a conteiners no centro comercial de São Paulo e no BarraShopping, no Rio de Janeiro, onde o tênis é exposto ao lado de vídeos comerciais. O Real Flex foi inspirado na prática do Crossfit, que une atividade física ao condicionamento corporal. Para explicar a modalidade esportiva, a Reebok criou também um documentáriosobre Crossfit, contando a história e a difusão da atividade no mundo, disponível no canal da Reebok no Youtube. O Real Flex é vendido exclusivamente nas lojas da World Tennis e Tennis One de todo o Brasil.


Reportagem publicada por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing em 25/04/2012

Niely alisa as curvas do calçadão de Copacabana


Marca de cosméticos realizou ação no Rio de Janeiro, hoje, dia 25, em frente ao Hotel Othon. Iniciativa promoveu o Creme Alisante Niely Gold e distribuiu amostras


niely,copacabana,alisa,artplan

A Niely surpreendeu os consumidores que passaram hoje, dia 25, pela orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Para promover o Creme Alisante Niely Gold e estreitar o relacionamento com os consumidores cariocas, a marca “alisou” as ondas do famoso calçadão, no trecho em frente ao Hotel Othon. Durante a ação, batizada de “A Niely Alisa o Calçadão”, duas promotoras ainda distribuíram amostras de produtos  da empresa. A Artplan foi responsável pela execução.
Reportagem publicada por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 25/04/2012

Quais são os hábitos da terceira idade na internet?


Usuários com mais de 60 anos já representam 7% dos internautas do Brasil e costumam passar mais tempo com serviços online como notícias, transações bancárias, e-commerce e pesquisa sobre viagens


Terceira Idade,internet,idosos
São grandes usuários de serviços online e passam, em média, quatro horas e 11 minutos conectados ao mundo virtual aos fins de semana. Pode não parecer, mas estas características representam os hábitos dos internautas da terceira idade no Brasil. Em comparação à quantidade de horas na internet, segundo o QualiBest, estes internautas navegam apenas 40 minutos menos que os jovens e o número de homens conectados é 30% maior do que o de mulheres.
Em 2009, o público sênior representava apenas 5% dos acessos à internet, mas, no fim de 2011, o íncide chegou a 7%, segundo dados da comScore Brasil. A inclusão digital dos idosos, no entanto, está ainda restrita à classe AB. O maior nível de escolaridade tem sido o principal fator para a penetração das redes digitais nas casas dos consumidores seniores, segundo a última edição do estudo “O Painel Brasil Data Sênior”, feito pelo Somatório Pesquisa, em 2011. Apesar de 34% das pessoas da terceira idade terem computador com acesso à internet em casa, apenas 16% estão inseridos no universo da informática.
“O índice de inclusão é maior em domicílios em que os idosos moram com os netos ou filhos que usam o computador, assim eles começam a perceber as possibilidades da rede. Já nos ambientes em que vive apenas um casal nessa faixa etária, o acesso à internet é baixo e eles suprem de outra forma a necessidade de informação e comunicação”, conta Luciana Guerra, Diretora de Marketing do Somatório Pesquisa da Brasil Data Sênior, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Perfil dos internautas após os 60 anos
Os homens são mais ativos do que as mulheres no meio digital neste período da vida. Segundo a pesquisa do QualiBest, o sexo masculino representa 65% dos usuários acima de 60 anos, apesar delas serem maioria no país. No total, o número de idosos no Brasil corresponde a 57% de mulheres e 43% de homens. Elas, por sua vez, são as que mais utilizam as ferramentas de bate-papo, como Skype e MSN, e redes sociais.
“Os meninos, desde jovens, têm uma maior facilidade e proximidade com a tecnologia e isto não muda ao longo do tempo. Se compararmos um homem e uma mulher de 70 anos, a tecnologia para o sexo masculino tem o mesmo sentido que para os mais jovens, já para as mulheres não. Este é um mito que está sendo derrubado entre os mais novos, mas na terceira idade ainda aparece”, afirma Luzia Nicolino, Diretora de Marketing & Inovação do QualiBest, em entrevista ao portal.   
Os serviços, como notícias, bancos, e-mail e sites ligados a viagens, são os mais utilizados pelos consumidores da terceira idade, com 78%, seguidos pelo e-commerce (72%). Os jovens, em contrapartida, acessam estas opções em 68% e 60% dos casos, respectivamente. Atualmente, 25% dos e-consumidores têm mais de 50 anos, segundo dados da e-bit. Há 10 anos, este número era de 10%, o que confirma o aumento da confiança deste público no setor, além da opção dos idosos por não precisarem se locomover ou passar por situações de estresse ao saírem de casa para fazer compras.
Redes Sociais e JogosTerceira Idade,idosos,internet
Dos entrevistados, 43% dos idosos alegam usar a internet para jogos. Os games mais procurados, entretanto, são aqueles parecidos com os que sempre estiveram acostumados no mundo offline, como damas, xadrez e pôquer.  
“A cada ano que realizamos a pesquisa, o número de usuários com mais de 60 anos vem aumentando, principalmente entre as mulheres sozinhas. Elas saem mais e mantêm um ciclo social conectado por trocas de MSN e e-mails. Hoje, o idoso tem que utilizar o caixa eletrônico no banco e baixar as fotos da câmera digital para o computador. Cada dia mais, ele está pressionado a lidar com a tecnologia”, declara Luciana.
Existe ainda uma pequena porcentagem (2%) de usuários da terceira idade que utilizam o computador, mas não acessam a web, contudo o relacionamento dos idosos com as redes sociais não difere tanto dos demais internautas. Eles usam a plataforma tanto para conversar quanto para jogar com outras pessoas. Segundo o QualiBest, 71% declaram acessar redes como Facebook, Twitter e Orkut. Já de acordo com o estudo feito pela e-bit, 9% dos consumidores entre 50 e 64 anos afirmam terem sido influenciados por alguma rede social no momento da compra.
“Sabendo que este público está na internet, as empresas deveriam investir em ações que compreendam as suas necessidades, como transações bancárias e compras virtuais. Principalmente a indústria farmacêutica podia prestar mais atenção aos consumidores da terceira idade no meio virtual e oferecer alguns serviços online”, diz Luzia.
Publicada por: Letícia Alasse, em Mundo do Marketing, no dia 27 de março de 2012.

Balneário Camboriú tem a melhor gestão fiscal de SC, diz estudo. Florianópolis, Joinville e Blumenau ficam fora das 60 primeiras posições


Balneário Camboriú é a cidade com a melhor gestão fiscal de Santa Catarina, apontam os resultados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). No índice, que leva em consideração cinco indicadores (Receita Própria, Gestos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida), o município do Litoral Norte catarinense aparece na liderança estadual com 0,8849 pontos (veja como funciona a pontuação na tabela).

A lista é seguida por Bombinhas (0,8467),Porto Belo (0,8338) e Itapoá (0,8338). Essas quatro primeiras colocadas se destacaram pela elevada geração de recursos próprios e por terem uma característica em comum: a forte vocação turística. A surpresa foi a presença de São Carlos (0,8283), município do Oeste com pouco mais de 10 mil habitantes, na quinta posição. Todos os dados utilizados no levantamento são relativos a 2010.

Das cinco maiores cidades catarinenses em população, a que teve o IFGF mais alto foi Criciúma (0,8082), que figura na nona colocação no ranking estadual. São José (0,7347) aparece no 57º lugar. Já Florianópolis (0,7210) é a 69ª, enquanto Blumenau é a 83ª (0,7117). Joinville (0,6175), a maior cidade do Estado, ocupa a incômoda 192ª posição de um universo de 291 municípios analisados – Aurora, por apresentar informações inconsistentes, e Ituporanga, por não ter os dados disponíveis no site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) até 20 de setembro do último ano, ficaram fora da base de dados do IFGF.

Os municípios com os piores resultados foram Palmeira (0,2872), Anita Garibaldi (0,3560), Gravatal (0,3930), Matos Costa (0,4002) e Jaguaruna (0,4018).

ANÁLISE GERAL

Em um ano em que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve o maior crescimento em 24 anos – de 7,5% –, a produção da indústria de Santa Catarina avançou 6,4% e a economia do Estado gerou quase 101 mil empregos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho. Impulsionadas por esse crescimento, as receitas de transferências e tributárias dos municípios catarinenses aumentaram 7% e 11,6% em relação a 2009, respectivamente. Por isso, eles também gastaram R$ 1,4 bilhão a mais em 2010: R$ 542 milhões em pessoal, R$ 369 milhões em investimentos e R$ 497 milhões em outras despesas de custeio e capital.

Dentro desse cenário, as cidades de Santa Catarina apresentaram um quadro de ótima gestão: 205 (70,4%) foram avaliadas com gestão fiscal considerada excelente ou boa (conceitos A e B, respectivamente), a segunda maior proporção entre os estados brasileiros. O Estado colocou 69 (23,7%) municípios entre os 500 maiores resultados do país, proporção superada apenas pelo Rio Grande do Sul. O IFGF médio de Santa Catarina ficou em 0,6561, enquanto a média nacional foi bem menor, de 0,5321.

A análise geral mostra que “o quadro fiscal dos municípios catarinenses se caracterizou por baixo comprometimento com a folha de salários, eficiente administração de restos a pagar e elevados investimentos”, diz o relatório da pesquisa sobre o desempenho do Estado. As cidades do Estado apresentaram médias no IFGF Liquidez (0,7956) e no IFGF Gastos com Pessoal (0,6574) acima do resultado brasileiro, além da segunda maior média do país no IFGF Investimentos (0,7746). Outros dois pontos também merecem destaque. Por um lado, junto com o Mato Grosso do Sul, em Santa Catarina nenhum município apresentou gastos com pessoal superiores ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (60% da receita corrente líquida). Por outro, 96, praticamente um terço do Estado, receberam nota máxima no IFGF Investimentos.

RECEITA PRÓPRIA

No ranking do IFGF Receita Própria, que considera a capacidade de arrecadação dos municípios, seis cidades catarinenses conquistaram pontuação máxima, de 1: Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapoá, Itapema, Palhoça e Florianópolis. Blumenau aparece na terceira posição estadual (0,8968), São José é a 12ª (0,7965), Joinville é a 20ª (0,6644) e Criciúma é a 22ª (0,6491). As menores pontuações foram registradas por Celso Ramos (0,0547), Santa Terezinha (0,0627) e Entre Rios (0,0650).

GASTOS COM PESSOAL

Itá, no Oeste catarinense, foi a cidade que teve o melhor IFGF Gastos com Pessoal do Estado, com 0,9870. Este indicador mede o grau de rigidez do orçamento, ou seja, o espaço de manobra da prefeitura para execução de políticas públicas, em especial dos investimentos. Criciúma ficou na segunda posição (0,9141), seguida por Xavantina (0,9019). Blumenau figura no 44º lugar (0,7688), Joinville em 205º (0,5917) e Florianópolis em 244º (0,5522).

INVESTIMENTOS

Das 291 cidades catarinenses avaliadas, 96 conquistaram pontuação máxima no IFGF Investimentos, que considera a capacidade do município de realizar investimentos. As três maiores do Estado não estão nesta lista. Florianópolis aparece apenas na 108ª posição (0,6346), Joinville é a 169ª (0,4279) e Blumenau é a 183ª (0,3405). Treviso (0,1704), Major Vieira (0,1782) e Laguna (0,2265) tiveram os piores desempenhos neste indicador.

ENTRE AS CAPITAIS, FLORIANÓPOLIS TEM SÉTIMO MAIOR ÍNDICE

No ranking das capitais dos 26 estados brasileiros – o estudo não considera o Distrito Federal –, Florianópolis aparece na sétima colocação, com IFGF de 0,7210. A liderança é de Porto Velho (RO), com 0,8805, seguida por Vitória (ES), com 0,8423, e Porto Alegre (RS), com 0,8017. São Paulo aparece na sequência, na quarta posição (0,7797), enquanto o Rio de Janeiro está em 14º, com 0,6714. A capital catarinense teve conceito A nos indicadores de Receita Própria e Custo da Dívida, conceito B em Investimentos e Liquidez e conceito C em Gastos com Pessoal.

SOBRE O IFGF

O objetivo do IFGF é estimular a cultura da responsabilidade administrativa e da gestão pública a partir da avaliação do desempenho fiscal dos municípios. Outra proposta é municiar de indicadores gestores municipais do país, que poderão, a partir dos resultados, realizar a correta aplicação de recursos em áreas mais deficitárias. O IFGF também serve à sociedade, constituindo-se em uma importante ferramenta de controle da administração fiscal das cidades.



CONFIRA OS NÚMEROS COMPLETOS
Para conferir o desempenho de todas as cidades catarinenses no IFGF, basta fazer o download da planilha disponibilizada pela Firjan clicando no botão abaixo. O arquivo traz os rankings em cada um dos indicadores avaliados na pesquisa (no site do Noticenter)





Conceitos do IFGF
A (Gestão de Excelência): superior a 0,8 ponto
B (Boa Gestão): entre 0,6 e 0,8 ponto
C (Gestão em Dificuldade): entre 0,4 e 0,6 ponto
D (Gestão Crítica): abaixo de 0,4 ponto



BRASIL x SANTA CATARINA
Índice
BR
SC
IFGF
0,5321
0,6561
Custo da dívida
0,8055
0,7868
Investimentos
0,6163
0,7746
Gastos com pessoal
0,5773
0,6574
Liquidez
0,5719
0,7956
Receita própria
0,2414
0,3121





















IFGF EM SANTA CATARINA
Pos
BR
Pos
SC
Cidade
IFGF
Receita
própria
Gastos c/
pessoal
Investi-
mentos
Liquidez
Custo Dívida
11
1
Balneário Camboriú
0,8849
1,0000
0,8835
0,6724
0,9914
0,8673
26
2
Bombinhas
0,8467
1,000
0,6336
0,7538
0,9475
0,9634
40
3
Porto Belo
0,8338
0,8113
0,5814
1,0000
0,9518
0,8133
41
4
Itapoá
0,8324
1,0000
9,6806
0,5933
0,9814
1,0000
47
5
São Carlos
0,8283
0,7788
0,7721
1,0000
0,7923
0,7695
28
6
Garopaba
0,8282
0,5810
0,6962
1,0000
0,9933
0,9237
53
7
Timbó
0,8242
0,6959
0,5548
1,0000
0,9954
0,9389
70
8
Campo Alegre
0,8095
0,4862
0,6729
1,0000
0,9977
0,9928
72
9
Criciúma
0,8082
0,6491
0,9141
0,8083
0,8939
0,7346
74
10
Baln. Arroio
do Silva
0,8080
0,7507
0,5680
0,9171
0,9718
0,8625
382
57
São José
0,7347
0,7965
0,6276
0,5299
0,9464
0,8216
498
69
Florianópolis
0,7210
1,0000
0,5522
0,6346
0,6571
0,8108
575
83
Blumenau
0,7117
0,8968
0,7688
0,3405
0,8661
0,6552
1673
192
Joinville
0,6175
0,6644
0,5917
0,4279
0,8310
0,5162

OS INDICADORES COMPONENTES DO IFGF
Receita própria
Investimentos
Gastos com pessoal
Liquidez
Custo da dívida
Capacidade de arrecadação
Capacidade de fazer investimentos
Grau de rigidez do orçamento
Utilização do artifício dos restos a pagar sem cobertura
Custo da dívida de longo prazo
Receita própria
Investimentos
Gastos com pessoal
Restos a pagar
Juros e amortizações
Rec. Corrente líquida
Rec. Corrente líquida
Rec. Corrente líquida
Ativo financeiro
Receita Líquida Real
22,5%
22,5%
22,5%
22,5%
10,0%


Matéria publicada pelo Noticenter, publicada no dia 11 de abril de 2012 e atualizada em 13 de abril.