Escrito por Thomaz Gomes em 26/01/2012 pelo PEGN
Quando se fala da presença de empresas em ambientes digitais, o engajamento de consumidores pode ser algo mais positivo do que o tamanho da audiência. Nesse sentido, a criação de comunidades que compartilhem os valores da marca é fundamental para criar uma relação mais estreita entre pessoas e produtos. Para ajudar a construir esse tipo de relacionamento, Megan Berry, gerente de marketing do Klout, dividiu alguns conselhos valiosos no Mashable. Dá uma olhada!
1. Estude o ambiente
Descubra quem são os grupos que já andam falando sobre a sua empresa nas redes sociais e, com base no conteúdo dessas conversas, inicie uma estratégia de relacionamento. O trabalho focado em comunidades espontâneas é essencial para a formação de embaixadores de marcas na internet.
2. Utilize todas as armas disponíveis
Toda ferramenta de relacionamento é válida. Mas isso não significa atirar para todos os lados. Escolha as plataformas mais adequadas para o seu negócio e mobilize a sua rede de contatos para começar a construir uma base sólida de conversações.
3. Facilite o compartilhamento
Quanto mais fácil compartilhar, maior o potencial de viralização do conteúdo referente à sua empresa. Esse processo pode ser facilitado por ferramentas simples, como botões de compartilhamento em redes sociais e newsletters sem fichas de cadastro quilométricas.
4. Ajude as pessoas
Evite a tentação de fazer propaganda e ofereça uma combinação de serviços e conteúdo que faça alguma diferença na vida de seus consumidores, estimulando conexões verdadeiras entre eles.
5. Monitore o seu desempenho
Trace um plano de metas objetivo e observe quais ações causam mais impacto em comunidades específicas. Traduza esse comportamento em números. Essas métricas são o melhor termômetro para avaliar o seu desempenho social.
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