Postado por Fernanda Salem em 12 jan. 2012
Empresa diversifica portfólio com modelos diferentes do tradicional. Após anos de quedas seguidas no faturamento, projeção para 2011 é de US$ 1 bilhão
A Crocs completa 10 anos e busca mudar a percepção dos consumidores sobre a marca investindo em design. A empresa expande seu portfólio nos Estados Unidos, com modelos diferentes das tradicionais sandálias, mas mantendo seu mote de conforto. A divulgação dos produtos passa a ser mais focada na moda, com modelos vestidas com as tendências da estação.
A marca foi lançada em 2002 reforçando suas características de ser leve, à prova d’água e resistente a escorregões. No entanto, a empresa viu a Crocs perder valor com os anos e críticas ao estilo do sapato se proliferaram. Segundo o New York Times, o faturamento da companhia caiu de US$ 847,4 milhões em 2007 para US$ 721,6 milhões em 2008, e novamente sofreu queda no ano seguinte, para US$ 645,8 milhões.
Entre parte dos consumidores, a marca é alvo até de ódio. Existe um grupo no Facebook, por exemplo, chamado anti-Crocs, com 1,7 milhão de membros, e o website IHateCrocs.com, que vende camisetas com dizeres como “Se você usa Crocs nós te desprezamos”. Para mudar esta realidade, a marca aposta em anúncios e em Marketing para destacar os novos modelos, que não têm similaridades com o tradicional. A proposta é divulgada pela frase “Novo estilo no exterior, mesmo conforto no interior”. Com a diversificação, a empresa projeta um faturamento de US$ 1 bilhão em 2011.
Atualmente, existem nos Estados Unidos cerca de 250 modelos de Crocs, feitos do mesmo material do original. Para a divulgação dos lançamentos, foi realizada uma pesquisa que identificou que os consumidores da marca usavam o produto para se sentirem diferentes e tinham uma conexão emocional com ele. Também foi descoberto que o público alvo são mulheres, principalmente mães, que passaram a ser o foco das ações de comunicação.
Publicado por Mundo do Marketing - Radar Internacional.
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