As eleições municipais acontecem em outubro e já movimentam o mercado de marketing político eleitoral. “A atuação de um consultor político vai além da época das eleições”, afirma Carlos Manhanelli, consultor e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop).
A profissão exige conhecimento de outras áreas, como legislação eleitoral, necessário para orientar melhor advogados que trabalham durante a campanha.
O recomendável é que o profissional tenha uma formação superior em comunicação (propaganda e marketing ou jornalismo) e se especialize. No Brasil, há cursos de pós-graduação em marketing político na USP e na Mackenzie. No exterior, a Universidade de Salamanca, na Espanha, é uma das que oferecem programas nesta área.
Com a chegada das eleições à Internet, é possível também encontrar cursos específicos para a área do marketing político digital como o oferecido pela equipe do Curso de E-commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital que oferece o Curso de Marketing Político Digital nas versões presencial e também online.
Manhanelli afirma que a proatividade é essencial para quem quer seguir carreira na área. “Um bom consultor é aquele que você liga e tem a solução que você precisa”, explica.
O site Eleitor Digital, especializado em marketing político digital, vem registrando um crescimento crescente em números de acessos o que confirma o aquecimento do setor, pois através das pesquisas feitas em ferramentas de busca é possível medir a temperatura do mercado.
A remuneração durante as eleições pode equivaler aos ganhos de um ano inteiro, mas o salário de um consultor de marketing político depende de sua experiência e do quanto é especialista.
Em ano de eleições, o segmento de marketing político promete bons ganhos, seja na venda de serviços de consultoria ou suprimentos para campanhas.
Fonte: Portal Exame. Publicado em Empreendedor On Line, copiado no dia 29 fev. 2012.
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