segunda-feira, 5 de março de 2012

Heineken explica “Um balão por curtir”

Criada pela W+K São Paulo, ação mobilizou equipe da ParanoidBR para filmar 31 vídeos em um dia

Publicado na Meio & Mensagem por Eduardo Duarte Zanelato em 02/03/2012.
Video lançado agora explica case de W+K São Paulo e ParanoidBR para Heineken.
Ao todo, foram 10 mil balões enchidos em um dia.
Crédito: Reprodução

A partir de um briefing simples, a W+K São Paulo criou uma ação muito peculiar para Heineken em janeiro – agora, o case ganhou um vídeo explicativo (assista abaixo). A partir do pedido de bolar uma campanha para celebrar a marca de 1 milhão de fãs alcançados pela Heineken no Facebook, a agência sugeriu que publicar um vídeo na rede social – e que a cada “curtir” amealhado por ele, uma bexiga verde fosse enchida. Além disso, as interações com usuários da rede social, como comentários dos fãs sugerindo alguma ação, seriam filmadas, transformando-se em vídeos curtos, produzidos e postados no Youtube em tempo real. “Ao final de seis horas, tínhamos 10 mil likes”, diz Ícaro Doria, diretor de criação da W+K São Paulo.
A ação aconteceu no início de janeiro e mobilizou cerca de 15 pessoas – incluindo equipe de gravação (comandada por Dulcídio Caldeira) e os enchedores de balões. A “locação” foi o bar interno da sede da Heineken em São Paulo, convertido numa sala de reunião. Conforme o dia se passava, o local ia sendo tomado por balões verdes. Ao final de seis horas de gravação, já não era possível enxergar os móveis e o chão. “Esse tipo de ação é cada vez mais necessária”, afirma Caldeira. “A internet permite isso e uma ideia dessas torna a comunicação mais moderna.”


O diretor afirma, ainda, que perdeu a conta do número de balões enchidos – Doria, da W+K São Paulo, afirma terem sido 10 mil. Agora que o vídeo-case está disponível, resta saber se a ação terá a mesma sorte que o filme Balões, concebido e dirigido por Caldeira para a MTV. O vídeo lhe rendeu, entre outros prêmios, três leões em Cannes em 2011.

Minhas considerações
E a campanha continua:


Nestas duas últimas semanas, desde o lançamento da campanha na Internet, vários vídeos de curta duração estão disponíveis no You Tube, com mensagens de supostos internautas e/ou seguidores da marca no Facebook.


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