segunda-feira, 26 de março de 2012

Marketing pessoal é tão importante quanto experiência profissional e boa formação

Aprenda a "vender o seu peixe" para aumentar suas chances no tão concorrido mercado de trabalhoAprenda a "vender o seu peixe" para aumentar suas chances no tão concorrido mercado de trabalho
Fonte: Stefan/UOL
A primeira impressão é a que fica - ao menos por um tempo, é. Um profissional que sabe "vender seu peixe" e tem uma postura firme e decidida perante os entrevistadores são os candidatos mais cotados para preencher uma vaga de emprego. Mas isso não significa que esses sejam os mais experientes ou mais adequados para o cargo.

Tão importante quanto um bom currículo, praticar o marketing pessoal faz com que você se diferencie no mercado de trabalho tão concorrido. E isso vai além das aparências ou de formas adequadas de se vestir, se comunicar ou se portar. Cordialidade, respeito no tratamento com as pessoas e a valorização do outro são fundamentais. "Quando bem administrado, o marketing pessoal ajuda o profissional a demonstrar os seus potenciais, sejam eles referentes às suas habilidades, como carisma e persuasão, ou qualidades técnicas, como conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da trajetória profissional", explica Katia Nascimento, consultora de RH da Catho Online.

Muito além da autopropaganda, falar de si mesmo não significa se vangloriar ou se exibir. É muito mais do que isso. “Como em qualquer estratégia de produtos, a comunicação é importante, mas é apenas uma parte da história. Se o fabricante não entrega aquilo que comunica nas mídias e pontos de venda, será acusado de propaganda enganosa e terá sua imagem destruída pelos consumidores. É a mesma coisa no campo profissional”, diz a coach Ale Sanchez.
Plus profissional

Associar a gestão de carreira com um planejamento de marketing pessoal é essencial em um mercado competitivo. “Agregar valor a si próprio, fazer movimentos que demonstram os resultados obtidos no emprego, mostrar competências e causar um impacto positivo no ambiente de trabalho certamente aproximarão o profissional de suas metas - seja ela uma promoção de cargo, um aumento salarial ou mais visibilidade”, afirma a coach Ana Raia.

Isso vale principalmente nas entrevistas de emprego, nas quais os candidatos acabam prejudicados por não saber passar ao entrevistador todo o conhecimento e experiência que detêm, deixando de valorizar aspectos importantes de sua personalidade ou competências para o cargo. “Geralmente, os processos seletivos são realizados de forma acelerada e exigem a tomada de decisões e julgamentos rápidos. Quem não souber ressaltar seus pontos positivos e, principalmente, os diferenciais para ocupação do cargo, pode perder a chance para outro que soube vender suas qualificações naquele momento específico”, diz Katia Nascimento.

Promoções dentro da empresa também dependem do destaque. Nem sempre quem é mais competente ou tem mais experiência fica com os louros da vitória. “Não apostar em um bom marketing pessoal faz com que o profissional perca oportunidades importantes, por não ser percebido”, afirma Ale Sanchez. A especialista ainda conta que muitos de seus clientes se sentem desconfortáveis em falar de pontos fortes e por vezes têm dificuldades em reconhecê-los. “Mas saber demonstrar sua participação nos resultados obtidos é importante para ganhar visibilidade, deixar sua marca e aumentar as chances de crescimento na carreira”, segundo Ana Raia.

Só é preciso tomar cuidado para não ser exibido, arrogante ou inconveniente. Querer mostrar tudo o que faz, a todo momento, não é uma boa saída e ainda pode pesar contra. UOL Comportamento selecionou dez dicas para você vencer e mostrar o excelente profissional que é:

Dez dicas para ser um craque em marketing pessoal

Construir uma imagem sólida depende do reconhecimento de seus valores e da busca por empresas que não agridam estes mesmos valores, sendo coerente entre o que você é e a imagem que transmite. De nada adianta esforçar-se para passar uma imagem no emprego se fora dele suas atitudes que te norteiam são completamente opostas. Mais cedo ou mais tarde, você cairá em contradição e toda a sua imagem será prejudicada.

É importante que as pessoas sintam confiança em você. Por isso, cumpra tudo aquilo que se propor a fazer. Não ter palavra é fatal para a credibilidade e a imagem. Saber trabalhar em equipe e influenciar os demais com atitudes construtivas e benéficas ao grupo e à empresa.

Quando não souber algo, pesquise, busque ajuda ou aprimoramento na execução de suas tarefas, tornando-se um especialista. Isso evitará que fique obsoleto ou que os outros lhe enxerguem como um arrogante.

Seja ético e esteja disposto a ensinar quem precisa. Além de a empresa esperar sua contribuição, isso auxiliará a construir relacionamentos de confiança e respeito com os colegas de trabalho.
Compreenda limitações e coloque objetivos para a carreira e crescimento na empresa. Lembre-se que suas metas pessoais só serão atingidas nessa organização se antes você atingir as metas da empresa. Portanto, nunca perca de vista o sucesso do negócio no qual você está inserido.

Por mais eficaz que sejam como ferramentas de construção de um bom networking, quando mal utilizadas, as redes sociais podem ser fatais. Pergunte-se com frequência: o que meu chefe (ou entrevistador) encontrará ao procurar meu nome na internet? Atualmente, não são raras as pessoas que perdem o emprego por postar afirmações ou filosofias totalmente contrárias à da empresa na qual trabalham. Isso vale também para fotos incompatíveis com a imagem profissional que você deseja construir (deixe as fotos da bebedeira guardadas só para você).

Observe e pesquise tudo e a todos. É fundamental entender o local de trabalho, a cultura da empresa, o que funciona ou não em seu mercado. Essa visão mais ampla ajudará a escolher como agir em diversas situações. Evite ainda comportamentos inadequados, como usar camisa de times de futebol ou falar ao celular enquanto exerce suas atividades se a sua empresa proíbe. Descumprir estas regras passa imagem negativa e ainda lhe deixa sem crédito com seu chefe.

Construir uma rede de relacionamentos certamente ajudará a promover a carreira e a imagem no mercado de trabalho. Conversar, trocar conhecimentos e informações é muito importante. Mantenha boas relações com colegas de empresas que você já trabalhou e com pessoas da área. Você pode vir a trabalhar com elas quando menos esperar.

A vida profissional é um grande canal de realização pessoal. Por meio dela, aprendemos mais sobre nós mesmos, evoluímos e contribuímos com o mundo. Ter uma visão mais positiva ajudará você a ficar inteiro em tudo o que faz. Ao considerar o trabalho como um mal necessário, tudo tende a ficar mais pesado e cansativo.

É fundamental dar o melhor de si e ir além do descrito no cargo. Por isso, não encare as metas como um fardo. Superá-las, com bom humor, otimismo e flexibilidade para compreender as situações, além de auxiliar os demais do grupo, é um grande passo para as atenções se voltarem para você.

Reportgem de Katia Deutner, publicado no UOL  Mulher, em 26 mar 2012.


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