Fonte: Stefan/UOL
A primeira impressão é a que fica - ao menos por um tempo, é. Um profissional
que sabe "vender seu peixe" e tem uma postura firme e decidida perante os
entrevistadores são os candidatos mais cotados para preencher uma vaga de
emprego. Mas isso não significa que esses sejam os mais experientes ou mais
adequados para o cargo.
Tão importante quanto um bom currículo, praticar o marketing pessoal faz com
que você se diferencie no mercado de trabalho tão concorrido. E isso vai além
das aparências ou de formas adequadas de se vestir, se comunicar ou se portar.
Cordialidade, respeito no tratamento com as pessoas e a valorização do outro são
fundamentais. "Quando bem administrado, o marketing pessoal ajuda o profissional
a demonstrar os seus potenciais, sejam eles referentes às suas habilidades, como
carisma e persuasão, ou qualidades técnicas, como conhecimentos e experiências
adquiridas ao longo da trajetória profissional", explica Katia Nascimento,
consultora de RH da Catho Online.
Muito além da autopropaganda, falar de si mesmo não significa se vangloriar
ou se exibir. É muito mais do que isso. “Como em qualquer estratégia de
produtos, a comunicação é importante, mas é apenas uma parte da história. Se o
fabricante não entrega aquilo que comunica nas mídias e pontos de venda, será
acusado de propaganda enganosa e terá sua imagem destruída pelos consumidores. É
a mesma coisa no campo profissional”, diz a coach Ale Sanchez.
Plus profissional
Associar a gestão de carreira com um planejamento de marketing pessoal é essencial em um mercado competitivo. “Agregar valor a si próprio, fazer movimentos que demonstram os resultados obtidos no emprego, mostrar competências e causar um impacto positivo no ambiente de trabalho certamente aproximarão o profissional de suas metas - seja ela uma promoção de cargo, um aumento salarial ou mais visibilidade”, afirma a coach Ana Raia.
Isso vale principalmente nas entrevistas de emprego, nas quais os candidatos
acabam prejudicados por não saber passar ao entrevistador todo o conhecimento e
experiência que detêm, deixando de valorizar aspectos importantes de sua
personalidade ou competências para o cargo. “Geralmente, os processos seletivos
são realizados de forma acelerada e exigem a tomada de decisões e julgamentos
rápidos. Quem não souber ressaltar seus pontos positivos e, principalmente, os
diferenciais para ocupação do cargo, pode perder a chance para outro que soube
vender suas qualificações naquele momento específico”, diz Katia Nascimento.
Promoções dentro da empresa também dependem do destaque. Nem sempre quem é
mais competente ou tem mais experiência fica com os louros da vitória. “Não
apostar em um bom marketing pessoal faz com que o profissional perca
oportunidades importantes, por não ser percebido”, afirma Ale Sanchez. A
especialista ainda conta que muitos de seus clientes se sentem desconfortáveis
em falar de pontos fortes e por vezes têm dificuldades em reconhecê-los. “Mas
saber demonstrar sua participação nos resultados obtidos é importante para
ganhar visibilidade, deixar sua marca e aumentar as chances de crescimento na
carreira”, segundo Ana Raia.
Só é preciso tomar cuidado para não ser exibido, arrogante ou inconveniente.
Querer mostrar tudo o que faz, a todo momento, não é uma boa saída e ainda pode
pesar contra. UOL Comportamento selecionou dez dicas para você
vencer e mostrar o excelente profissional que é:
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