quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tigre, Weg, Brasil Foods e Marisol estão na lista das empresas mais internacionalizadas do Brasil, aponta estudo

RANKING DAS TRANSNACIONAIS BRASILEIRAS 2010

Pos.     Empresa           Setor principal                              IT
1         JBS-Friboi     Produtos alimentícios                   0,616
2         Gerdau          Siderurgia e metalurgia                 0,495
3         Ibope            Pesquisa de mercado                   0,456
4         Metalfrio       Máquinas e materiais elétricos      0,437
5         Odebrecht    Obras de infraestrutura                 0,366
6         Marfrig         Produtos alimentícios                   0,366
7         Vale             Extração de minerais metálicos     0,342
8         Sabó            Autopeças                                   0,288
9         Tigre          Material de construção             0,286
10       Suzano        Celulose e papel                           0,276
16       Weg           Máquinas e materiais elétricos 0,162
37       Brasil Foods Produtos alimentícios              0,008
38       Marisol      Produtos têxteis                         0,007
Fonte: Ranking das Transnacionais Brasileiras - Fundação Dom Cabral

Quatro catarinenses estão entre as 40 empresas mais internacionalizadas do Brasil, de acordo com o estudo “Transnacionais Brasileiras 2011”, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral. Tigre, Weg, Brasil Foods e Marisol foram destaque em seus segmentos de atuação. A pesquisa, que considera dados de 2009, avaliou o grau de internacionalização das empresas de acordo com indicadores de vendas, receitas, ativos e número de funcionários no exterior. Para cada um deles é calculado um índice que reflete a proporção da participação no mercado internacional sobre o total. A líder do ranking é a JBS-Friboi, com Índice de Transnacionalidade (IT) de 0,616.

A fabricante de tubos e conexões Tigre, com matriz em Joinville, obteve a nona posição geral, com IT de 0,286, o melhor resultado entre as catarinenses. Hoje a empresa tem unidades em dez países, mas mantém negócios com mais de 40. Os negócios internacionais representam 21% do faturamento da companhia, que em 2010 foi de R$ 2,6 bilhões. De acordo com o vice-presidente de Negócios Internacionais Luís Roberto Ferreira, a estratégia de crescimento no exterior é uma importante alavanca para a meta de dobrar o tamanho da empresa até 2014. Só neste ano a Tigre planeja investir R$ 250 milhões em inovação, aumento da capacidade produtiva e marketing

A Weg aparece na 16ª colocação (0,162). A fabricante de máquinas e materiais elétricos tem unidades em 20 países de quatro continentes. Em 2010, registrou receita bruta de R$ 4,3 bilhões. Já a Brasil Foods, com IT de 0,008, é a 37ª colocada na pesquisa, enquanto a Marisol, com 0,007, aparece logo em seguida, na 38ª posição.

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS CRESCE, MAS RECEITA CAI

Apesar do crescimento da quantidade de funcionários (de 416,4 mil para 437,6 mil, um incremento de pouco mais de 5%) e ativos domésticos (de R$ 558,5 bilhões para R$ 597,9 bilhões, acréscimo de 7%), as vendas das principais transnacionais brasileiras caíram 14,1% internamente, passando de R$ 421,0 bilhões para R$ 361,8 bilhões.

SOBRE A PESQUISA

O relatório desenvolvido pela Fundação Dom Cabral apresenta uma análise do cenário internacional atual e discute as formas que as empresas brasileiras têm adotado para manter sua competitividade frente à globalização. O estudo considera grandes grupos empresariais ao invés de empresas individuais.

Matéria publicada em 10/08/2011, no Noticenter.
No site vc pode baixar o arquivo com os resultados do estudo!!

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