sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Crise mundial afeta a TV e a internet no Brasil

Em 2012, expansão é estimada em 10% para a televisão e internet projeta crescimento de até 30%
 
Por: Sergio Damasceno





Figura: Oficina da Net


Qualquer que seja a dimensão da crise, o mercado publicitário brasileiro como um todo será afetado: a TV, os demais meios, as agências e todos os que de alguma forma estiverem atrelados a esse universo. Vamos torcer para que o Brasil não sofra economicamente como os países europeus e defendo a ideia de que todos os meios trabalhem em conjunto para tentarmos, de alguma forma, neutralizar ou diminuir os efeitos negativos que a instabilidade econômica possa gerar ao negócio propaganda”, preocupa-se o vice-presidente da Rede Record, Walter Zagari.

O Meio & Mensagem entrevistou representantes dos veículos, agências e anunciantes sobre os cenários para o ano que vem e constatou que o comportamento do mercado externo deve influenciar os rumos do Brasil no que se refere à destinação das verbas publicitárias (edição 1482, de 24/10/2011). Na mídia, em 2012, a Olimpíada de Londres deve movimentar parcialmente o setor. A Rede Record tem exclusividade sobre a transmissão na TV aberta e internet. Além disso, este ano é a única emissora aberta no Brasil que transmite os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Para o futuro, a Record tem ainda os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e, juntamente com a Globo e a Band, também transmitirá a Olimpíada de 2016. A Copa do Mundo de 2014 é exclusiva da TV Globo, com licenciamento para a Band.

Num balanço parcial sobre o Pan de Guadalajara, que acontece até o próximo dia 30, Zagari afirma: “Estou 100% seguro de que tais resultados contribuirão para que a nossa projeção de crescimento de 25% no faturamento em 2011 deixe de ser uma previsão e se torne realidade”.

A Band foi sublicenciada da TV Globo na transmissão da Copa e teve crescimento de receita no ano passado. O diretor executivo comercial da Band, Marcelo Mainardi, considera que, a despeito da expansão da TV até junho deste ano ter sido de 1,8% (Projeto Inter-Meios), ‘ainda assim é um crescimento”. Para o diretor da Band, o meio TV fecha 2011 com expansão entre 8% e 10%. Na comparação, o PIB brasileiro deve aumentar 5% este ano, segundo estimativa do Ministério da Fazenda. No entanto, a previsão inicial para este ano era de um crescimento de 12%. Mainardi diz que, em 2012, a receita da emissora aumenta entre 15% e 25% por causa do Campeonato Brasileiro 2012 (sob licença, de novo, da Globo) e das produções próprias a cargo do novo diretor de controle artístico, Diego Guebel (também CEO da Cuatro Cabezas, produtora de “CQC” e “A Liga”).

Para a Globo, o mercado cresce em torno de 10% no ano que vem. A emissora carioca estará fora da transmissão da Olimpíada de Londres e, portanto, não terá receita com plano comercial para o evento. Em nota, a Central Globo de Comunicação comunica que “nas Olimpíadas de Londres, teremos uma cobertura intensa em TV paga por meio do canal SporTV (TV paga). Na TV Globo, faremos uma cobertura jornalística, seguindo as diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI), além de reportagens fora das arenas”. Para a TV Globo, a TV aberta continua sendo a melhor oportunidade de investimento publicitário no Brasil, “com mais de 62% de participação de mercado em 2011. Apesar de apresentar um crescimento pequeno nominal no primeiro semestre (2,7%), este resultado foi excelente, pois foi sobre a altíssima base do primeiro semestre de 2010. A expectativa para o segundo semestre de 2011 é positiva, como acontece tradicionalmente. Esperamos um crescimento de 10%. Esperamos não ser atingidos pela crise internacional, mas lembramos que, em cenários de dificuldade, os anunciantes tendem a priorizar os investimentos na televisão aberta”, ressalta a emissora por meio da CGCom.

Expansão da internet

A internet, cujo crescimento foi de 16% no primeiro semestre deste ano, conforme o Projeto Inter-Meios (a previsão do setor era entre 18% e 20%), deve fechar o ano com expansão estimada entre 20% e 25%. “Os pilares desse crescimento são dois: base de usuários e número de buscas. O Google cresce mais do que isso”, afirma o presidente do Google, Fábio Coelho, para explicar a expansão da plataforma.

Os cenários de 2012, para o executivo, são alentadores para o ambiente de internet: “Tanto as políticas do governo federal com o Plano Nacional de Banda Larga - PNBL e a desoneração dos tablets quanto a estratégia de vender smartphones mais baratos devem acelerar a entrada de usuários na internet fixa e móvel”, afirma. Ainda, diz, a consolidação das redes sociais e da navegação móvel aumenta a navegação por busca de conteúdo. “Nesse contexto, a Olimpíada é um catalisador por atingir tanto o público de massa (pela TV) quanto os usuários de plataformas colaborativas (redes sociais, YouTube)”, diz Coelho.

No R7, da Record, beneficiado pelas aquisições da emissora - Pan de Guadalajara e Olimpíada de Londres -, o diretor comercial, Dado Lancellotti, não tem queixas: “Este ano está sendo excepcional para o R7: consolidação da audiência, com crescimento de 87% de janeiro a agosto; amadurecimento do produto e da nossa vocação transmídia, comprovados pelos lançamentos de ”Ídolos Online”, “Rebelde” e “JR News”, com Heródoto Barbeiro, além da afirmação de “Legendários” e da cobertura do Pan de Guadalajara. A expectativa para 2012 é ainda melhor com a cobertura e transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres”.
 
Publicado no Meio & Mensagem em 26 de outubro de 2011.

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