quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Crocs busca mudar percepção da marca investindo em design nos EUA

Postado por Fernanda Salem em 12 jan. 2012




Empresa diversifica portfólio com modelos diferentes do tradicional. Após anos de quedas seguidas no faturamento, projeção para 2011 é de US$ 1 bilhão

A Crocs completa 10 anos e busca mudar a percepção dos consumidores sobre a marca investindo em design. A empresa expande seu portfólio nos Estados Unidos, com modelos diferentes das tradicionais sandálias, mas mantendo seu mote de conforto. A divulgação dos produtos passa a ser mais focada na moda, com modelos vestidas com as tendências da estação.

A marca foi lançada em 2002 reforçando suas características de ser leve, à prova d’água e resistente a escorregões. No entanto, a empresa viu a Crocs perder valor com os anos e críticas ao estilo do sapato se proliferaram. Segundo o New York Times, o faturamento da companhia caiu de US$ 847,4 milhões em 2007 para US$ 721,6 milhões em 2008, e novamente sofreu queda no ano seguinte, para US$ 645,8 milhões.

Entre parte dos consumidores, a marca é alvo até de ódio. Existe um grupo no Facebook, por exemplo, chamado anti-Crocs, com 1,7 milhão de membros, e o website IHateCrocs.com, que vende camisetas com dizeres como “Se você usa Crocs nós te desprezamos”. Para mudar esta realidade, a marca aposta em anúncios e em Marketing para destacar os novos modelos, que não têm similaridades com o tradicional. A proposta é divulgada pela frase “Novo estilo no exterior, mesmo conforto no interior”. Com a diversificação, a empresa projeta um faturamento de US$ 1 bilhão em 2011.

Atualmente, existem nos Estados Unidos cerca de 250 modelos de Crocs, feitos do mesmo material do original. Para a divulgação dos lançamentos, foi realizada uma pesquisa que identificou que os consumidores da marca usavam o produto para se sentirem diferentes e tinham uma conexão emocional com ele. Também foi descoberto que o público alvo são mulheres, principalmente mães, que passaram a ser o foco das ações de comunicação.

Publicado por Mundo do Marketing - Radar Internacional.

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