terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Ciclo Básico de Harvard por Ben Mezrich e Eduardo Saverin


Foto: Capa do livro

Agora estou levando a sério a leitura do livro de Ben Mezrich, "Bilionários por Acaso: a criação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição", e quero publicar a explicação do autor, através dos relatos de Eduardo Saverin, o brasileiro co-fundador do Facebook.

Só lembrando que esta publicação foi que originou o filme "A Rede Social"

As universidades comunitárias do nosso estado, estão criando o que chamamos de "núcleo comum", disciplinas que são ministradas em vários cursos, e as turmas tem um número muito grande de alunos, e é reclamação frequente dos nossos professores e alunos que não é possível trabalhar e aprender dessa forma...

Fiquei surpresa, sim surpresa!! Explico: Harvard é considerada uma das melhores universidades do mundo, e nunca imaginei que eles teriam turmas grandes de alunos... Lendo o livro descobri que tem e vou reproduzir aqui!!

Mezrich (2010, p. 36) comenta:

"O ciclo básico de Harvard era mais que um pré-requisito fundamental - era considerado uma filosofia. A idéia era que todo estudante dedicar pelo menos um quarto de sua formação a cursos destinados a criar um saber geral. As cadeiras básicas eram culturas estrangeiras, história, literatura, ética, raciocínio quantitativo, ciência e análise social. A premissa  parecia razoável, mas, na prática, o ciclo básico não chegava nem perto de atingir esses ideais elevados. Porque, no fundo, tais cursos diluíam esses conhecimentos, pois ninguém assistia a essas aulas por estar interessado nesses temas".

E, "Eduardo não tinha a menor idéia nem de que aula era aquela nem de qual era o assunto. ele não reconheceu o professor, mas isso não era incomum; haviam tantos professores, professores visitantes e monitores em Harvard que era impossível conhecer todos. Pelo tamanho da sala - e pelo fato de seus 300 lugares estarem quase todos tomados - ele poderia imaginar que era uma das aulas do ciclo básico [...]" (ibid, p. 35-36).

Só uma pergunta, os estudantes de Harvard e os professores dessas disciplinas não reclamam??? Acredito que sim...

REFERENCIA:

MEZRICH, Ben. Bilionários por Acaso: a criação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário