sexta-feira, 23 de julho de 2010

Como os nossos comerciantes podem começar a “adotar” o marketing?


A essa pergunta, de modo geral, os comerciantes, e todo o povo responde ser o Marketing - a propaganda, mas como já vimos, Marketing é muito mais do que isso. Imaginam que colocar uma placa na fachada, gravar um spot* para o rádio ou um comercial para a televisão é o suficiente para que “chova” clientes. Não é bem assim! O atendimento ao cliente é muito mais importante, tem custo mais baixo e “todos”, pasmem, “todos” os comerciantes podem investir nesta função do Marketing.

Quantas vezes você, que por curiosidade está lendo essa coluna, ao entrar numa loja observa que o vendedor está “brincando” no computador, ou falando com algum amigo ao telefone e não demonstra que te percebeu e vai atendê-lo? Muitas vezes, certo? Adianta o empresário veicular comercial na TV se não treinar seus empregados? E não precisa gastar “rios de dinheiro” para isso, o exemplo pode ser determinante.

Pequenas ações podem te ajudar a perder ou conquistar a lealdade do seu cliente. Acredito que, todo dia quando vai abrir o seu comércio, você não estaciona seu próprio veículo na porta da loja, certo? Errado, você estaciona bem em frente e o seu cliente que dê voltas no quarteirão para conseguir estacionar e entrar no seu estabelecimento. Se estiver chovendo, imagina se eu posso molhar minha cabeça, mas meu cliente pode, ele não merece o meu respeito. E aí você quer que seus colaboradores tratem bem os seus clientes? Mas você não dá um bom exemplo.

Outro aspecto, logo que você chega ao seu estabelecimento você vai brincar no computador, enquanto seu colaborador limpa a loja, e quando o cliente entrar, o empregado que se vire, que largue a vassoura e atenda, pois você conclui: “eu pago ele para isso!!” Errado de novo, o cliente é seu, divida as tarefas, um limpa, o outro atende, dê atenção ao seu cliente, seja simpático, demonstre que ele é importante. Quanto ao empregado, se ele for bem tratado, vai trabalhar motivado, caso contrário você terá um “inimigo dentro de casa”.

Pense e reflita em tudo o que você faz e em tudo que não gosta que façam para você. Analise e reveja seu comportamento! Comece por implantar o Marketing na sua empresa procedendo pequenas mudanças no seu comportamento!

Sucesso!


Spot – anúncio feito isoladamente por uma estação transmissora, dentro de um horário determinado pelo anunciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário