terça-feira, 27 de julho de 2010

Conhecer a história da cidade e os atrativos turísticos é uma ação de Marketing!

Realizei em 2007 uma pesquisa com os turistas de Balneário Camboriú/SC, e normalmente elogiam o atendimento nos meios de hospedagem e no comércio; mas há turistas que reclamam do desconhecimento da região, inclusive dos pontos turísticos e das alternativas de deslocamento para conhecê-los.

Certa noite, um casal que entrevistei informou que gostaria de conhecer as praias ao sul, e os recepcionistas do hotel informaram que deveriam ir até a Igreja Santa Inês para pegar o ônibus, mas desconheciam o itinerário e os horários. Este foi um dos exemplos que me deram para justificar o fato de terem respondido que foram mal atendidos pelos empregados do hotel.

Na época que trabalhei em hotel e restaurante, muitas vezes contei a história (resumidamente) e indicava lugares a visitar, normalmente voltavam para contar suas experiências e agradecer a “dica”.

Conhecer a história dos dois municípios é fundamental! Indico os livros do colunista Isaque de Borba, que usou uma linguagem fácil, e fez uma pesquisa interessante, vale a pena consultar! Ou ler sua coluna quinzenal neste site!

As duas cidades possuem atrativos turísticos e empreendimentos privados que podem agradar aos turistas, se eles souberem, por seu intermédio, que existem. Será que precisamos assistir ao programa Esporte Espetacular para conhecê-los? Ou esperar que a prefeitura faça folhetos e participe de feiras e eventos? Você, comerciante ou comerciário de Camboriú saberia informar a um turista que o perguntasse?

Conhecer e saber informar aos visitantes demonstra interesse e é visto pelo cliente/turista como bom atendimento, pode gerar o boca-a-boca positivo, ou seja, ele sairá da cidade comentando com amigos e parentes o atendimento e as informações preciosas que você deu.

Agora imagine esse turista retornando com outras pessoas e visitando os empreendimentos e os pontos turísticos! Imaginou? Pessoas e mais pessoas visitando a cidade, gerando emprego e renda para os habitantes da cidade, que comprarão no seu comércio. E tudo porque você foi simpático, atencioso: contou um pouco da história do município e indicou lugares para que ele visitasse.

É lógico que isso não acontece da noite para o dia, mas com persistência, perseverança e simpatia, pode-se vislumbrar melhorias para o turismo e para o comércio local, corroborando com as ações do poder público. Pense nisso (é Marketing também)!

Indicações:

CORRÊA, I. B. História de duas cidades: camboriú e balneário camboriú. Camboriú: Edit. do Autor, 1985.

CORRÊA, I. B. A escravatura em camboriú. Camboriú: Edit. do Autor, 1998.

CORRÊA, I. B. História. Portal Camboriú Virtual. Disponível em: < http://www.camboriuvirtual.com.br/portal/historia.php > Acessado em: 02 fev. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário