quinta-feira, 22 de julho de 2010

Para entender do que se trata, precisamos definir o que é Marketing!


A palavra Marketing, de origem inglesa, é composta por “market” que significa mercado, vender ou comprar, comercializar; e o sufixo “ing”, que se usa na formação dos tempos verbais para transmitir idéia de continuidade (present, past, future and conditional continuous), equivalente ao gerúndio em português.
Em 1954, os professores da FGV, procuraram a melhor tradução para a palavra Marketing, uma vez que mercadeando não soa bem e concluíram, na época, que mercadologia (mercado + logos – estudo) seria a melhor tradução (RICHERS, 2000).
Atualmente, a expressão inglesa é mais usada, e a palavra mercadologia foi, praticamente, abandonada pelos profissionais e pesquisadores brasileiros.
Marketing foi definido de várias maneiras, mas nesse artigo abordaremos três delas: a primeira, de Kotler (2000), que definiu como um “processo por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros”.
No artigo anterior, usamos a expressão “filosofia de negócios” como alvo para a realização dos desejos e necessidades dos clientes. Observe-se que Kotler (2000) define como o meio pelo qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam. Logo se a organização quer realizar negócios, precisa saber o que as pessoas estão querendo para criar, oferecer e comercializar. 
Na segunda definição, de Churchill e Peter (2003), “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção, e distribuição de idéias, bens e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.
Os autores mostram que o papel principal da administração de marketing é facilitar a troca entre o consumidor e a organização, através de estratégias para o composto de marketing: produto (concepção, bens e serviços), preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação, divulgar o produto).
A terceira definição, mais recente, revisada e atualizada pela AMA (Associação Americana de Marketing) em 2004: “Marketing é uma função organizacional composta pelos processos de criação, comunicação e distribuição de valor para os consumidores, bem como para o relacionamento gerencial que beneficiam a organização e seus stakeholders*”.  Isto amplia o conceito da empresa junto ao público em geral que de alguma forma interajam com a organização.
Observe-se que Churchill e Peter (2003) e a AMA (2004) enfocam o planejamento como a busca da satisfação da organização e seus clientes, enquanto Kotler (2000) enfoca a satisfação dos clientes como base para a negociação. Apesar dessas diferenças, os três conceitos têm em comum a preocupação na geração de valor para o cliente.
Organizações que pretendam adotar os conceitos, funções e ferramentas de Marketing como filosofia, se tornarão aptas a enfrentar os desafios do ambiente de negócios com mais eficiência.
Sendo Marketing um processo de trocas entre a organização e o cliente, ambas às partes, precisam terminar plenamente satisfeitas.

Stakeholders - todos os indivíduos ou grupos que tenham algum interesse pela organização: acionistas, agentes financeiros, fornecedores, empregados, clientes, gerência, imprensa, concorrentes, a comunidade e o governo.

REFERÊNCIAS

AMA – AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Dictionary of marketing terms. Disponível em: Acessado em: 5 out. 2005.
CHURCHILL JR., Gilbert A. e PETER, J. Paul. Marketing: Criando Valor para os Clientes. São Paulo: Saraiva, 2003.
LICO, R. P. Jr. Dictionary of Financial and Business Terms. Guaratinguetá: Lico Reis – Consultoria  e Línguas.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
RICHERS, R. Marketing. São Paulo: Elsevier, 2000.

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