sábado, 31 de julho de 2010

Contato virtual e Relação Informal

Publicado em:15/07/2010 por André Vinicius

Há muito tempo que venho batendo na mesma tecla quando se fala em relacionamento com o Internauta: “É preciso usar a informalidade nas relações para que a frieza da Internet não venha a afastar o Internauta”.

Chega de e-mails com títulos: “Prezado, senhor, Caro, etc”. Isso é muito bom respeitando o tipo de mensagem que deseja enviar e na obrigatoriedade da formalidade. Fora isso, por favor, vamos abolir a frieza na relação com o usuário que prestigia nosso site.

Precisamos de calor humano. O que acha de utilizar frases informais e mais amigáveis, tais como: “Olá, Oi, tudo bem? Como está? Como vai o trabalho e a família? E as vendas, como estão?”

A informalidade e personalização das mensagens aproxima mais o Internauta. Ele sabe que ali do outro lado existe uma pessoa que, assim como ele, é dotado de emoções, sentimentos, possui problemas e tem sonhos e objetivos. O contato é de pessoa para pessoa e não de máquina para ser humano.

Quando você estabelece um contato utilizando a informalidade, chamando o internauta pelo nome, o receptor tem em mente que você se preocupou em ceder algum tempo para responder a mensagem dele. Neste momento ele se sente importante e isso cria uma empatia entre o internauta e você.

Com esta forma de comunicação você assume um papel muito mais importante na vida do receptor. Você deixa de ser um desconhecido para se tornar alguém próximo e que o internauta pode contar. A seguir algumas dicas para dar um toque pessoal ás suas mensagens virtuais:

Chame as pessoas pelo nome – No livro ”Como fazer amigos e influenciar pessoas”, escrito pelo Dale Carnegie, o autor cita que não existe palavra mais importante para as pessoas do que o próprio nome. Cite o nome das pessoas quantas vezes forem necessárias na mensagem, porém cuide para não exagerar e parecer algo forçado.

Seja gentil – Mostre gentileza ao redigir a mensagem. Trate o internauta como gostaria de ser tratado.

Se preocupe com o sucesso dos outros – Mostre que você se preocupa com o sucesso do internauta. Dê algumas dicas, mostre que você tem interesse em ajudá-lo, indique uma matéria, um artigo, um conteúdo de interesse do Internauta. Escreva algo pessoal como: “Tudo bem João, estava dando uma pesquisada na Internet e achei muito bom este artigo sobre marketing. Creio que isso posso ser útil para você e seu trabalho. E aí, como andam as coisas?”.

Incentive o Internauta – Agradeça pela mensagem. Coloque-se a disposição para futuros contatos. Encoraje o internauta a sempre entrar em contato. Ofereça seu MSN, telefone, skype. Mostre que você está receptivo e disposto a manter um contato.

Assine embaixo – Não esqueça de citar seu nome completo, sua função e qualquer outra informação relevante. Assine todas as suas mensagens para dar aquele toque pessoal.

Com pequenas atitudes como esta você está muito mais propenso a fazer amigos e fechar excelentes negócios através do seu site. Bom trabalho e bons negócios!

Artigo publicado no blog do Professor André Vinicius - Contato Virtual e Relação Informal

Nenhum comentário:

Postar um comentário